ISEE - Instituto de Sistemas de Elétricos e Energia (UNIFEI)

Total de orientações concluídas



Número total de itens: 812

2011

1.   Aelffclêniton Mouroner Maciel Diniz. Ensaios e Avaliação Elétrica de Um Novo Projeto de Para-Raios para Sistema de Distribuição em Média Tensão. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2011.
Co-orientador: Estácio Tavares Wanderley Neto.
2.   Alex Narimatsu Bernardi e Lucas Lugatto Emerencio. Levantamento das formulações necessárias para o cálculo do aumento de perdas elétricas em transformadores suprindo cargas não-lineares, utilizando os softwares Excell, Matlab e LabVIEW.. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional. 2011.
Orientador: Fernando Nunes Belchior.
3.   Alexandre Komada. Representação de Sistemas Elétricos de Potência por Variáveis de Estado. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2011.
Orientador: Antonio Carlos Zambroni de Souza.
4.   Alexandre Rodello. Confiabilidade Aplicada a Sistemas de Distribuição. (Aperfeiçoamento/Especialização em CESE Transmissão) - Fundação de Pesquisa e Assessoramento à Indústria, . 2011.
Orientador: João Guilherme de Carvalho Costa.
5.   André Luís Costa Silva e Reneu Galdino Andrade Júnior. Conceitos e definições em Smart Grids. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2011.
Orientador: Edson da Costa Bortoni.
6.   André Luís Matias Mantovani e Karine da Silva Honorato. Um Procedimento Para Simulações Estocásticas de Afundamentos de Tensão em Sistemas de Distribuição. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2011.
Orientador: Thiago Clé de Oliveira.
7.   ANDRÉ PAGANI TOCHETTO. Utilização de Medição Fasorial Sincronizada na Usina Hidrelétrica de Itaipu. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Sistemas Elétricos/CESE) - Universidade Federal de Itajubá, . 2011.
Orientador: Robson Celso Pires.
8.   Arimatéa Araújo Nunes. Uma Contribuição para Projeto de Transformadores Monofásicos de Média Tensão. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2011.
Co-orientador: Estácio Tavares Wanderley Neto.
9.   Aurélio Luiz Magalhães Coelho. Análise da Resposta Transitória de Transformadores de Corrente de Proteção e o Impacto em Relés de Sobrecorrente Numéricos. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2011.
Orientadores: Fernando Nunes Belchior, Paulo Márcio da Silveira.
10.   Bernardo Medeiros Marangon Lima. Metodologia para Contratação Ótima do Montante de Uso do Sistema de Transmissão. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2011.
Orientador: Jose Wanderley Marangon Lima.
11.   Bittencourt, L.S; Silva S.R. ;Pietrafea T.P. Utilização do VFT para controle do fluxo de potência no sistema elétrico. (Graduação em Engenharia Eletrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2011.
Orientador: Angelo José Junqueira Rezek.
12.   Brito Jr. , A. P; Capuani, A. H. Utilização de software dedicado para parametrização de inversores PWM utilizando microcomputador. (Graduação em Engenharia Eletrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2011.
Orientador: Angelo José Junqueira Rezek.
13.   Carlos Alberto Villegas Guerrero. Uso do RTDS em Testes de Esquemas de Teleproteção aplicando o Padrão IEC 61850. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2011.
Orientador: Paulo Márcio da Silveira.
14.   César M.S. Nakashima. Proposta de controle de geração isolada para motor stirling utilizando carga lastro. (Graduação em Engenharia Eletrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2011.
Orientador: Angelo José Junqueira Rezek.
15.   Denis de Carvalho Braga. Bifurcação de Hopf de codimensão dois em sistemas de controle lineares com controlador do tipo PI e não linearidade do tipo saturação. Tese (Doutorado em Doutorado Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2011.
Orientador: Antonio Carlos Zambroni de Souza.
16.   Diego Lopes Coriolano. Processos Automáticos para Avaliação de Cargas de Transformadores de Média Tensão para Fins de Eficiência Energética. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2011.
Co-orientador: Estácio Tavares Wanderley Neto.
17.   Douglas Meneghel Rodrigues. Métodos de conexão de sistemas assíncronos e de geração em frequência variável. (Aperfeiçoamento/Especialização em CESE Geração) - Universidade Federal de Itajubá, . 2011.
Orientador: Edson da Costa Bortoni.
18.   Eben-Ezer Prates da Silveira. Otimização da Operação em Sistemas Distribuídos Utilizando Compensadores Estático de Reativos e Estimadores de Estados Robustos (Portaria No. 432, de 13 de Abril de 2011). Tese (Doutorado em Doutorado Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2011.
Orientador: Robson Celso Pires.
19.   Elisa Nagaoka de Vasconcellos e Fernando Moreira Lagos. Modelagem e aplicação do método de retardamento para determinação do rendimento de geradores síncronos em centrais hidrelétricas. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2011.
Orientador: Edson da Costa Bortoni.
20.   Emanuel José Peloso de Morais. Modelos de Turbinas do Tipo Bulbo para Estudos de Estabilidade Eletromecânica de Sistemas Elétricos de Potência. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2011.
Orientadores: Edson da Costa Bortoni, Pedro Paulo de Carvalho Mendes.
21.   Felipe Augusto Evangelista. Análise Comparativa de Modelos de Máquinas Síncronas Aplicados aos Estudos de Estabilidade de Sistemas Elétricos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Cese) - Universidade Federal de Itajubá, . 2011.
Orientador: Pedro Paulo de Carvalho Mendes.
22.   Felipe Camara Neto. Fatores de Influência na Avaliação de Indicadores Probabilísticos da Adequação de Sistemas de Potência. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2011.
Orientador: Armando Martins Leite da Silva.
23.   Felipe Terra e André Augusto Reis. Estudo de ganho de regulador de tensão com auxílio do lugar das raízes. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2011.
Orientador: Antonio Carlos Zambroni de Souza.
24.   Fran William Santana Carvalho. Transformador de frequência variável aplicado á geração hidrelétrica com rotação variável. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2011.
Co-orientador: Angelo José Junqueira Rezek.
25.   Fran Willian. VFT aplicado à geração hidrelétrica com rotação variável. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) - Universidade Federal de Itajubá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Edson da Costa Bortoni.
26.   Francis Soares. Conversores com capacitores de comutação e sua utilização na estação conversora de Garabi. (Graduação em Engenharia Eletrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2011.
Orientador: Angelo José Junqueira Rezek.
27.   Gabriel José Rizzi Osório. Conservação de energia em prospecção de petróleo utilizando bombas elétricas submersíveis. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2011.
Orientador: Edson da Costa Bortoni.
28.   Gilvan Gomes Corradi. Aplicação da Seletividade Lógica em Sistemas Elétricos Industriais. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2011.
Orientador: José Maria de Carvalho Filho.
29.   Gustavo de Bortoli,Luiz Eduardo Souza,José Eduardo Stort Fer. Análise Experimental do Impacto de Afundamentos de Tensão em Contatores. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2011.
Orientador: Fernando Nunes Belchior.
30.   Gustavo Goulart Pereira. Análise do program RELUZ. (Aperfeiçoamento/Especialização em CEURE) - Universidade Federal de Itajubá, . 2011.
Orientador: Edson da Costa Bortoni.
31.   Henrique Borges e Ricardo dos Santos Reis. Desenvolvimento de Algoritmo para o Cálculo do Passo de Integração Ótimo em Programas Baseados no EMTP. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2011.
Orientador: Benedito Donizeti Bonatto.
32.   Jader Alves Carneiro. Metodologia para Definição de Redes Unificadas. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2011.
Orientador: Jose Wanderley Marangon Lima.
33.   Jeder Francisco de Oliveira. Avaliação do Desempenho de Linhas de Transmissão baseado em Perdas de Carga por Afundamentos de Tensão. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2011.
Co-orientador: Thiago Clé de Oliveira.
34.   José Carlos Grilo Rodrigues. Monitoramento, em tempo real, utilizando rede sem fio, da eficiência energética em sistemas industriais. (Graduando em Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2011.
Orientador: Jose Carlos Grilo Rodrigues.
35.   José Mateus Morais. Desenvolvimento de Protótipo de Software Orientado a Objetos para Simulação Digital de Transitórios Eletromagnéticos - Fase II. (Graduando em Engenharia da Computação) - Universidade Federal de Itajubá, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2011.
Orientador: Benedito Donizeti Bonatto.
36.   Josélio Freire Reis. Varistores de óxido metálico (MOV) e a indisponibilidade de bancos de capacitores série. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de engenharia de sistemas elétricos -CESE) - Universidade Federal de Itajubá, . 2011.
Orientador: Angelo José Junqueira Rezek.
37.   João Paulo Barbosa Orsi. Sistema multiconversor de baixo custo para mitigação harmônica. (Graduando em Engenharia Eletrica) - Universidade Federal de Itajubá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Angelo José Junqueira Rezek.
38.   Leandro Magalhães Piersanti. Representação de Unidades de Geração Eólica em Estudos de Estabilidade Angular de Sistemas Elétricos de Potência. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2011.
Orientador: Pedro Paulo de Carvalho Mendes.
39.   Leandro Soares Rezende. Planejamento da Expansão de Sistemas de Transmissão: Avaliação de Metaheurísticas e Critérios de Segurança. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2011.
Orientador: Armando Martins Leite da Silva.
40.   Luiz Gustavo Fortes Westin. Determinação das características operacionais de turbinas hidráulicas operando com rotação variável - Aplicação para turbinas hélices. (Aperfeiçoamento/Especialização em CESE Geração) - Universidade Federal de Itajubá, . 2011.
Orientador: Edson da Costa Bortoni.
41.   Marcelo Moraes Martins de Oliveira. Investigação laboratorial da sensibilidade de equipamentos industriais frente a afundamentos de tensão. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2011.
Orientador: Thiago Clé de Oliveira.
42.   Marcos Netto. Visão Operativa de Microgrids via Plataforma Elipse E3 Power. (Graduação em Curso de Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2011.
Orientador: Robson Celso Pires.
43.   Marcos Panfiett. Design Instrucional do Curso de Eletricidade Geral em EaD. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Design Institucional) - Universidade Federal de Itajubá, . 2011.
Orientador: Fernando Nunes Belchior.
44.   Marilia Ribeiro Spera. Análise das metodologias de cálculo do custo do déficit. (Aperfeiçoamento/Especialização em CEURE) - Universidade Federal de Itajubá, . 2011.
Orientador: Edson da Costa Bortoni.
45.   Mauro Barbosa Martins Neto. Desenvolvimento de sensor vortex de vazão. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Edson da Costa Bortoni.
46.   Nakashima C.M.S; Nishimura, V.Y. Implementação de um sistema de acionamento tiristorizado para viabilização de um grupo conversor rotativo de 35 [KVA], para os laboratórios didáticos da UNIFEI. (Engenharia Eletrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2011.
Orientador: Angelo José Junqueira Rezek.
47.   Nóbyle Rabello de Barros Correia Sobrinho. Impacto da Perda de Geração Distribuída na Estabilidade do Sistema Elétrico Durante Perturbações Sistêmicas. (Aperfeiçoamento/Especialização em Cese) - Universidade Federal de Itajubá, . 2011.
Orientador: Pedro Paulo de Carvalho Mendes.
48.   Pablo Cravo Fernandes. Regulador Automático de Tensão: Influência do Ganho no Sistema Elétrico de Potência. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2011.
Orientador: Antonio Carlos Zambroni de Souza.
49.   Pablo Guimarães. Uso de Curvas PV y QV Para Avaliacion de Condiciones Operativas. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Nacional de Assuncion, . 2011.
Co-orientador: Antonio Carlos Zambroni de Souza.
50.   Paulo Cesar Barbosa. Treinamento de Operadores para Operação em Tempo Real. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Sistemas Elétricos/CESE) - Universidade Federal de Itajubá, . 2011.
Orientador: Robson Celso Pires.
51.   Paulo Silva Lima. Implementação de um simulador genérico de cargas, baseado em inversores PWM. (Graduando em Engenharia Eletrica) - Universidade Federal de Itajubá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Angelo José Junqueira Rezek.
52.   Paulo Vinícius Fonseca e Tiago José Marques. Implementação Computacional de Modelos Probabilísticos Para Análise de Confiabilidade de Sistemas de Transformadores de Subestações de Distribuição de Energia Elétrica. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2011.
Orientador: João Guilherme de Carvalho Costa.
53.   Rafael Capelozza Mazzon e Rafaela Ferreira Lima. Modelos Computacionais de Elementos Básicos de Circuitos Utilizados em Programas Baseados no EMTP. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2011.
Orientador: Benedito Donizeti Bonatto.
54.   Rafael Capelozza Mazzon e Rafaela Ferreira Lima. Análise de Transitórios Eletromagnéticos em Sistemas Elétricos de Potência Parte 1. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2011.
Orientador: Benedito Donizeti Bonatto.
55.   Renan Faenza de Melo Souza. Estudos de Estabilidade Eletromecânica de Sistemas Elétricos de Potência com Relação ao Uso de Diferentes Tipos de Turbinas Hidráulicas. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2011.
Orientador: Pedro Paulo de Carvalho Mendes.
56.   Renata Camilo Ramalho. Análise Experimental do Acréscimo de Temperatura em Transformadores devido à Circulação de Correntes Distorcidas, utilizando a plataforma LabVIEW. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2011.
Orientador: Fernando Nunes Belchior.
57.   Renato de Noronha Fernandes,Adão Aquino de Oliveira Filho. Análise Experimental de Desempenho da Operação de Filtros Harmônicos Eletromagnéticos de Sequência Zero. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2011.
Orientador: Fernando Nunes Belchior.
58.   Ricardo dos Santos Reis. Modelos Computacionais para Simulação de Elementos Não-Lineares Através de Programas Baseados no EMTP. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2011.
Orientador: Fernando Nunes Belchior.
59.   Robson Bauwels Gonzatti. Uma estratégia de controle para filtros ativos híbridos série baseada em compensadores ressonantes. (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Itajubá, . 2011.
Orientador: Carlos Henrique da Silva.
60.   Rolando Manuel Benitez Benitez. Otimização do Despacho da Geração Hidrelétrica no Sistema Paraguaio com a Inserção do Conversor B2B. (Aperfeiçoamento/Especialização em Cese) - Universidade Federal de Itajubá, . 2011.
Orientador: Pedro Paulo de Carvalho Mendes.
61.   Rondineli Rodrigues Pereira. Algoritmos Adaptativos para Filtros Ativos de Potência. Tese (Doutorado em Doutorado Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2011.
Co-orientador: Carlos Henrique da Silva.
62.   Silas Oliveira Souza e Paulo Murinelli Pesoti. Modelagem de sistemas de potência para estudos de estabilidade. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2011.
Orientador: Antonio Carlos Zambroni de Souza.
63.   Tarita da Silva Costa. Impactos dos parâmetros de projeto das pequenas centrais hidrelétricas em suas garantias físicas de energia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CESE Geração) - Universidade Federal de Itajubá, . 2011.
Orientador: Edson da Costa Bortoni.
64.   Thales Moran. Representação e Análise da Influência de Compensadores Estáticos de Reativos na Estabilidade Angular Transitória de Sistemas Elétricos de Potência. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2011.
Orientador: Pedro Paulo de Carvalho Mendes.
65.   Victor Andrade Oliveira. Sistemas multiconversores como opção para mitigação harmônica. (Graduação em Engenharia Eletrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2011.
Orientador: Angelo José Junqueira Rezek.
66.   Vinícius Cabral do Nascimento. Aplicação de Redes Neurais Artificiais na Modelagem de Elementos de Controle de Unidades Geradoras. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2011.
Orientador: Pedro Paulo de Carvalho Mendes.
67.   Wirllan Dorneles Rocha. A Mudança de Filosofia de Operação na Cemig GT e os Impactos no Centro de Operação do Sistema. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Sistemas Elétricos/CESE) - Universidade Federal de Itajubá, . 2011.
Orientador: Robson Celso Pires.

2010

1.   Adriana Nakazato. Avaliação de Lógicas Associadas às Perdas Duplas de Circuitos no Âmbito de Esquemas de Controle de Emergência. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2010.
Orientador: Pedro Paulo de Carvalho Mendes.
2.   Adriano Almeida. Estudos de Estabilidade de Longo Termo. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Antonio Carlos Zambroni de Souza.
3.   Adriano Fernandes Pereira. Procedimentos de Avaliação de Esforços Torcionais em Centrais Termelétricas que Operam em Ciclo Combinado Gás-Vapor. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2010.
Orientador: Pedro Paulo de Carvalho Mendes.
4.   André Luiz Maduro Pereira. Análise de Desempenho da Operação do Autotransformador ADZ Através do Software ATP. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2010.
Orientador: Fernando Nunes Belchior.
5.   André Luiz Maduro Pereira. Área de atuação na empresa SIEMENS: Gerenciamento de Projetos - FACTS. (Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2010.
Orientador: Fernando Nunes Belchior.
6.   Arthur Felipe Onias. Proteção de Motores de Indução Trifásicos. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2010.
Orientador: José Maria de Carvalho Filho.
7.   Artur Gomes Silva , Marco A. G. dos Santos e Régis J. Dias. Análise de Conformidade à NR-10 e Elaboração de Laudo Técnico das Instalações Elétricas dos Laboratórios do ISEE/UNIFEI. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2010.
Orientador: Benedito Donizeti Bonatto.
8.   Artur Gomes Silva, Marco A. G. dos Santos e Régis J. Dias. Análise de Conformidade à NR-10 e Elaboração de Laudo Técnico das Instalações Elétricas dos Laboratórios do ISEE/UNIFEI. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2010.
Orientador: Benedito Donizeti Bonatto.
9.   Augusto Bottura. Transformador delta estendido aplicado em sistemas conversores de 12 pulsos. (Graduação em Engenharia Eletrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2010.
Orientador: Angelo José Junqueira Rezek.
10.   Bruno de Almeida Oliveira. Estimação de Estados para Sistemas de Potência: Abordagem da Utilização na Operação em Tempo Real do Centro Nacional de Operação do Sistema Elétrico. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Sistemas Elétricos/CESE) - Universidade Federal de Itajubá, . 2010.
Orientador: Robson Celso Pires.
11.   Camilo Raimundo Silva Pereira, Rodrigo Comunian Amaro. Estudo laboratorial sobre a interação entre cargas não-lineares e motores de indução análise harmônica. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2010.
Orientador: Fernando Nunes Belchior.
12.   Carlos Alberto Calixto Mattar. Da Gênese à implantação dos procedimentos de distribuição - PRODIST: Desafios e oportunidades. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2010.
Co-orientador: Edson da Costa Bortoni.
13.   Cláudio Rodrigo Torres. Sistema Inteligente Baseado na Lógica Paraconsistente Anotada Evidencial Et para Controle e Navegação de Robôs Móveis Autônomos em um Ambiente Não-Estruturado. Tese (Doutorado em Doutorado Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2010.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
14.   Cássio A. Ribeiro; Tiago G. Pereira. Análise da aplicação de banco de capacitores para otimizar o fator de potência em plantas industriais. (Graduação em Engenharia Eletrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2010.
Orientador: Angelo José Junqueira Rezek.
15.   Cássio de Almeida Ribeiro, Tiago Gavioli Pereira. Análise prática da aplicação de banco de capacitores e motores síncronos para otimizar o fator de potência em plantas industriais. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2010.
Orientador: Fernando Nunes Belchior.
16.   Daniele de Oliveira. Análise do Projeto Instrucional do Curso Design de Interfaces Gráficas. p/ EaD Virtual) - Universidade Federal de Itajubá, . 2010.
Orientador: Benedito Donizeti Bonatto.
17.   Danilo Henrique Florentino de Andrade. Estudo de sistemas de colheita de energia para sensores industriais sem fio. (Graduando em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Itajubá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Edson da Costa Bortoni.
18.   Diego Henrique da Silva. Benefícios Elétricos e Análises de Estabilidade Angular Transitória Referentes à Presença de PCHs e UTEs em um Sistema Elétrico.. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2010.
Orientador: Pedro Paulo de Carvalho Mendes.
19.   Edalgisa Maria Pereira Azevedo. Projeto Instrucional do Curso A Informática e os Jogos Computadorizados no Mundo da Matemática. p/ EaD Virtual) - Universidade Federal de Itajubá, . 2010.
Orientador: Benedito Donizeti Bonatto.
20.   Eduardo Prini Rampazzo. Modelamento Dinâmico do Sistema Elétrico da Companhia Siderúrgica da ArcelorMittal Tubarão. (Aperfeiçoamento/Especialização em Cese) - Universidade Federal de Itajubá, . 2010.
Orientador: Pedro Paulo de Carvalho Mendes.
21.   Elton Resende Santos. O Processo de Criação de um Curso Virtual para Formação/Capacitação de Profissionais da Educação em EaD. p/ EaD Virtual) - Universidade Federal de Itajubá, . 2010.
Orientador: Benedito Donizeti Bonatto.
22.   Emilene Bueno Rodrigues. Projeto Instrucional do Curso Iniciação à Bioética: A Ética da Vida. p/ EaD Virtual) - Universidade Federal de Itajubá, . 2010.
Orientador: Benedito Donizeti Bonatto.
23.   Felipe Terra Bastos. Estudo de Autovetores para Identificação de Bifurcações em Sistemas de Potência. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2010.
Orientador: Antonio Carlos Zambroni de Souza.
24.   Fernando Mendonça da Fonseca. Modelagem da Lógica de Chaveamento de Elementos Reativos Externos em Compensadores Estáticos. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2010.
Orientador: Pedro Paulo de Carvalho Mendes.
25.   Filipe H. Formiga de Castro e João Victor Ponzoni de Abreu. Desempenho de um relé de distância na presença do efeito infeed. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2010.
Orientador: Thiago Clé de Oliveira.
26.   Francico M. Siqueira. Implementação de controle de frequência em geração térmica através da máquina síncrona. (Graduação em Engenharia Eletrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2010.
Orientador: Angelo José Junqueira Rezek.
27.   Francisco Márcio da Silva Campos e Ricardo Rodrigues Pereira. Aproveitamento de Energia Induzida por Linhas de Transmissão para Energização de Pequenas Comunidades. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2010.
Orientador: João Guilherme de Carvalho Costa.
28.   Frederico Oliveira Passos. Solução para Localizãção de Faltas em Linhas Não Transpostas Baseada em Sincrofasores. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2010.
Orientador: Paulo Márcio da Silveira.
29.   Gabriel J. M. Azevedo;Mauro J. R. Ferreira. Frenagem dinâmica do motor de indução trifàsico(MIT). (Graduação em Engenharia Eletrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2010.
Orientador: Angelo José Junqueira Rezek.
30.   Giovani Pereira Picheli. A Qualidade da Energia Elétrica: aspectos e primeiras impressões sobre a segurança em instalações e serviços em eletricidade numa instituição de ensino superior a experiência do GQEE. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2010.
Orientadores: Fernando Nunes Belchior, Benedito Donizeti Bonatto.
31.   Giovani Pereira Picheli. Análise de Conformidade à NR-10 Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade no Laboratório de Qualidade, Medição e Proteção do GQEE. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2010.
Orientador: Benedito Donizeti Bonatto.
32.   Gustavo G. Giansante; Joana M. Campos. Dispositivos Facts aplicados a sistemas de potência. (Graduação em Engenharia Eletrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2010.
Orientador: Angelo José Junqueira Rezek.
33.   Gustavo Tomio Watanabe. Uma Contribuição a Análise de Perdas Ocasionadas por Afundamentos Momentâneos de Tensão. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2010.
Orientadores: Thiago Clé de Oliveira, José Maria de Carvalho Filho.
34.   Izabella Carneiro Bastos. Proposta para melhoria da resolução em radares FMCW utilizados na medição de níveil. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2010.
Orientador: Edson da Costa Bortoni.
35.   Janaina Costa Oliveira. Aspectos da Operação de Pequenas Centrais Hidrelétricas em Sistemas Elétricos de Potência. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2010.
Orientador: Pedro Paulo de Carvalho Mendes.
36.   Janilson Godinho Carvalho. Influência da Proteção na Qualidade da Energia Elétrica. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2010.
Orientador: José Maria de Carvalho Filho.
37.   Joaquim Moreira Lima. Estudo de Estabilidade Transitória do Sistema Norte de Angola após a Incorporação de uma Central Térmica de Produtor Independente. (Aperfeiçoamento/Especialização em Cese) - Universidade Federal de Itajubá, . 2010.
Orientador: Pedro Paulo de Carvalho Mendes.
38.   Jose Carlos Grilo Rodrigues. Estudos da Regulamentação (Resolução 505 ANEEL) e Análise de sua Aplicabilidade. (Graduação em Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2010.
Orientador: Jose Carlos Grilo Rodrigues.
39.   José M. Vallejos Mernes. Esquemas de Alívio de Carregamento em Linhas de Transmissão: Aplicação ao Sistema Elétrico Paraguaio. (Aperfeiçoamento/Especialização em Cese) - Universidade Federal de Itajubá, . 2010.
Orientador: Pedro Paulo de Carvalho Mendes.
40.   João Roberto Del Ducca Cunha. Implementação de uma Abordagem de Extração e Otimização de Regras Fuzzy Utilizando Sistemas Imunológicos Artificiais. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2010.
Co-orientador: Armando Martins Leite da Silva.
41.   Juliana Bertoni Justino e Tales Eduardo da Silva. Análise de Conformidade à NR-10 do Projeto Elétrico do C-QCE Centro de Estudos, Investigação e Inovação em Qualidade e Compatibilidade Elétrica. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2010.
Orientador: Benedito Donizeti Bonatto.
42.   Juliana Bertoni Justino e Tales Eduardo da Silva. Análise de Conformidade à NR-10 do Projeto Elétrico do C-QCE Centro de Estudos, Investigação e Inovação em Qualidade e Compatibilidade Elétrica. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2010.
Orientador: Benedito Donizeti Bonatto.
43.   Juliana Maria da Silva e Liliane Sacilotti Araújo. Avaliação da Usabilidade do Portal Universitário. (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Unidade de Lorena, . 2010.
Orientador: Cláudia Eliane da Matta.
44.   Karla Queiroz Caldeira. Elaboração de Documentos Normativos, Treinamento e Certificação de Operadores: Processos Intrínsecos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Cese) - Universidade Federal de Itajubá, . 2010.
Orientador: Pedro Paulo de Carvalho Mendes.
45.   Leandro Jacob Dantas Mascher. Análise de Desempenho de Algoritmos de Proteção de Distância frente às Faltas Monofásicas - Abordagem tendo em vista uma Prpteção Adaptativa. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2010.
Orientador: Paulo Márcio da Silveira.
46.   Luiz Pierobom Neto. Método alternativo para captação de frequência dos vórtices. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2010.
Orientador: Edson da Costa Bortoni.
47.   Manuel Arturo Rendón Maldonado. Desenvolvimento de Modelos Matemáticos Representativos do Comportamento Dinâmico de Micro-Turbinas para a Conexão na Rede Elétrica. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2010.
Orientador: Pedro Paulo de Carvalho Mendes.
48.   Marcelo José Amaral Alencar Rocha. Redução de Perdas Elétricas Através de Compensação Shunt Capacitiva em Planta Petroquímica com Geração Própria.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Cese) - Universidade Federal de Itajubá, . 2010.
Orientador: Pedro Paulo de Carvalho Mendes.
49.   Marcelo José Leal. Avaliação da PCH Tudelândia no Sistema da Ampla. (Aperfeiçoamento/Especialização em Cese) - Universidade Federal de Itajubá, . 2010.
Orientador: Pedro Paulo de Carvalho Mendes.
50.   Marcelo Moraes Martins de Oliveira. Investigação laboratorial da sensibilidade de equipamentos industriais frente a afundamentos de tensão. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Thiago Clé de Oliveira.
51.   Mauro Augusto da Rosa. Agent-based Technology Applied to Power Systems Reliability. Tese (Doutorado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores) - FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO, Fundação para a Ciência e a Tecnologia. 2010.
Co-orientador: Armando Martins Leite da Silva.
52.   Márcia Helena de Sousa. Religamento Monopolar sob o Ponto de Vista da Estabilidade Angular. (Aperfeiçoamento/Especialização em Cese) - Universidade Federal de Itajubá, . 2010.
Orientador: Pedro Paulo de Carvalho Mendes.
53.   Márcio Occhietti Fera. Análises do Controle Automático de Geração Aplicado em Áreas com Diferentes Tipos de Geração. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2010.
Co-orientador: Pedro Paulo de Carvalho Mendes.
54.   Paulo da Silva Capella. Setor de saneamento ambiental: Aspectos históricos e potencial de eficiência energética. (Aperfeiçoamento/Especialização em CEURE) - Universidade Federal de Itajubá, . 2010.
Orientador: Edson da Costa Bortoni.
55.   Paulo Murinelli Pesoti. Estudo de Micro Grids em Sistemas de Potência. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2010.
Orientador: Antonio Carlos Zambroni de Souza.
56.   Pedro Henrique Lourenço dos Santos. AVALIAÇÃO DA SEGURANÇA EM SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA UTILIZANDO O PROGRAMA COMPUTACIONAL ORGANON. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . 2010.
Orientador: Zulmar Soares Machado Junior.
57.   Reginaldo Vinicius T. Miranda e Leandro Henrique Oliveira. EMG - Energia, Manutenção e Gestão. (Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2010.
Orientador: Thiago Clé de Oliveira.
58.   Renan de Souza Moura. Bloqueio de Tensão de Máquinas Geradoras como Medida para evitar o Fenômeno de Colapso de Tensão. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Antonio Carlos Zambroni de Souza.
59.   Renato de Noronha Fernandes. Análise de Desempenho da Operação do Autotransformador ADZ Através do Software ATP (Alternative Transients Program). (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2010.
Orientador: Fernando Nunes Belchior.
60.   Renato Swerts Carneiro Dias Junior. Reenergiza. (Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2010.
Orientador: Thiago Clé de Oliveira.
61.   Ricardo Camargo. Desempenho de motores de indução trifásicos alimentados por inversores de frequência. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2010.
Orientador: Angelo José Junqueira Rezek.
62.   Ricardo dos Santos Reis. Pesquisa sobre Modelos Computacionais para Simulação de Elementos Não-Lineares através de Programas baseados no EMTP. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2010.
Orientador: Benedito Donizeti Bonatto.
63.   Richard de Paula Lima. Desenvolvimento de um software na plataforma computacional LabView para simulação de um medidor de qualidade da energia elétrica. (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Itajubá, . 2010.
Orientador: Fernando Nunes Belchior.
64.   Rodrigo C. Amaro; Camilo R. S. Pereira. Estudo laboratorial sobre a interação entre cargas não lineares e motores de indução- Análise Harmônica. (Graduação em Engenharia Eletrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2010.
Orientador: Angelo José Junqueira Rezek.
65.   Ronaldo Pereira de Almeida. Suprimento regional de energia através de geração distribuída com recursos renováveis. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2010.
Orientador: Edson da Costa Bortoni.
66.   Rosimara Beatriz Arci Salgado. Design Instrucional do Curso Virtual Introdução ao Sistema de TV Digital. p/ EaD Virtual) - Universidade Federal de Itajubá, . 2010.
Orientador: Benedito Donizeti Bonatto.
67.   Rubia Armelini de Freitas. Design Instrucional do Curso O Uso de Blogs em Educação. p/ EaD Virtual) - Universidade Federal de Itajubá, . 2010.
Orientador: Benedito Donizeti Bonatto.
68.   Sara Aparecida Cristiano. Projeto de Construção do Curso de Capacitação em Saúde Ambiental. p/ EaD Virtual) - Universidade Federal de Itajubá, . 2010.
Orientador: Benedito Donizeti Bonatto.
69.   Sergio Augusto dos Santos Lusvarghi. Impactos Econômicos da Descontinuidade do Serviço Elétrico Utilizando um Modelo de Mercado. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2010.
Orientadores: Benedito Donizeti Bonatto, Hector Arango.
70.   Silas Oliveira Souza. Estudos de Estabilidade de Longo Termo em Sistemas de Potência Uma Visita à Teoria de Equações Diferenciais. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Antonio Carlos Zambroni de Souza.
71.   Silvia de Medeiros Cabral. Design Instrucional do Curso Virtual de Iniciação à Arte Moderna. p/ EaD Virtual) - Universidade Federal de Itajubá, . 2010.
Orientador: Benedito Donizeti Bonatto.
72.   Sérgio Augusto dos Santos Lusvarghi. Impactos Econômicos da Descontinuidade do Serviço Elétrico Utilizando um Modelo de Mercado. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2010.
Co-orientador: Benedito Donizeti Bonatto.
73.   Sílvia Costa Ferreira. Algoritmo para avaliação dos parâmetros associados à qualidade da energia elétrica utilizando a técnica da transformada síncrona implementado em DSP. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2010.
Orientador: Carlos Henrique da Silva.
74.   Tânia Aparecida de Souza Barbosa. Projeto Instrucional do Curso Virtual Solos e Meio Ambiente. p/ EaD Virtual) - Universidade Federal de Itajubá, . 2010.
Orientador: Benedito Donizeti Bonatto.
75.   Valquíria de Noronha Lima. Design Instrucional do Curso Virtual: Capacitação para o Mercado de Crédito de Carbono. p/ EaD Virtual) - Universidade Federal de Itajubá, . 2010.
Orientador: Benedito Donizeti Bonatto.
76.   Vinícius Cabral do Nascimento. Aplicação de Conjuntos Aproximados no Sistema Elétrico de Potência. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
77.   Viviane Aparecida Manoel. Projeto Instrucional para EaD Virtual do Curso Linguagem e Literatura. p/ EaD Virtual) - Universidade Federal de Itajubá, . 2010.
Orientador: Benedito Donizeti Bonatto.
78.   Wagner dos Santos Vieira. Programa Computacional Educativo para Demonstração das Potencialidades da Robótica Coletiva Inspirada em Colônia de Formigas. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2010.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
79.   Érika Melo, Enio Ribeiro, Vanessa Souza e Muriel Auller. Controlador Eletrônico de Energia para microcentrais hidrelétricas. (Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2010.
Orientador: Thiago Clé de Oliveira.

2009

1.   Akira Higa. Utilização de Elemento de Sequência Negativa na Proteção de Sistemas de Distribuição. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Sistemas Elétricos) - Universidade Federal de Itajubá, . 2009.
Orientador: José Maria de Carvalho Filho.
2.   Alane Araújo Antunes Escobar de Paula. Design Instrucional e Aprendizagem no Curso Virtual de Segurança de Rede de Computadores. p/ EaD Virtual) - Universidade Federal de Itajubá, . 2009.
Orientador: Benedito Donizeti Bonatto.
3.   Alexandre Kouki Komada. Estudo de Autovetores para Identificação de Bifurcações em Sistemas de Potência. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2009.
Orientador: Antonio Carlos Zambroni de Souza.
4.   Anderson Rotay Gaspar. Religamento Automático em Linhas de Transmissão: Características, Metodologias e Tendências. (Aperfeiçoamento/Especialização em Cese) - Universidade Federal de Itajubá, . 2009.
Orientador: Pedro Paulo de Carvalho Mendes.
5.   Andre Augusto de Oliveira Reis. Emprego do Método do Lugar das Raízes Para Monitorar Autovalores Críticos. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2009.
Orientador: Antonio Carlos Zambroni de Souza.
6.   André Luiz Pimentel Proença. SISTEMA DE TREINAMENTO DE OPERADORES PARA CENTROS DE OPERAÇÃO DA GERAÇÃO. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Sistemas Elétricos/CESE) - Universidade Federal de Itajubá, . 2009.
Orientador: Robson Celso Pires.
7.   Anselmo Carvalho. Proteção contra Arcos Elétricos em Sistemas Industriais. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Sistemas Elétricos) - Universidade Federal de Itajubá, . 2009.
Orientador: José Maria de Carvalho Filho.
8.   Antonio Carlos Ramalho. Proteção Diferencial de Linhas de Transmissão. em Proteção de Sistemas Elétricos) - Universidade Federal de Itajubá, . 2009.
Orientador: Paulo Márcio da Silveira.
9.   Bruno Marcondes de Vasconcellos e Érico Medeiros Pontes. Verificação da influência das distorções harmônicas nas relações de transformadores de potencial (TP s) e transformadores de corrente (TC s). (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2009.
Orientador: Fernando Nunes Belchior.
10.   Bruno O. Barbero; Fábio R. e Oliveira; Thomas E. T.Castro. Utilização da placa MP 400T da Semikron em pontes tiristorizadas. (Graduação em Engenharia Eletrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2009.
Orientador: Angelo José Junqueira Rezek.
11.   Camila Costa Maia. Estudo da Gaseificação Integrada a um Ciclo Combinado para Geração de Energia Elétrica. (Aperfeiçoamento/Especialização em Cese) - Universidade Federal de Itajubá, . 2009.
Orientador: Pedro Paulo de Carvalho Mendes.
12.   Clodomiro Unsihuay Vila. Planejamento Integrado da Expansão de Sistemas Elétricos e Gás Natural com Critérios de Desenvolvimento Energético Sustentável. Tese (Doutorado em Doutorado Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientadores: Antonio Carlos Zambroni de Souza, Jose Wanderley Marangon Lima.
13.   Cristiane Freire de Sá. Do Desenho Instrucional ao Desenho Educacional: A Dialogicidade como Proposta de Construção de um Curso Virtual. p/ EaD Virtual) - Universidade Federal de Itajubá, . 2009.
Orientador: Benedito Donizeti Bonatto.
14.   Cássio de Almeida Ribeiro, Tiago Gavioli Pereira. Análise da Aplicação de Banco de Capacitores para Otimizar o Fator de Potência en uma Planta Industrial. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2009.
Orientador: Fernando Nunes Belchior.
15.   César Sampaio de Castro. Equipamento baseado em sistema de aquisição de dados para fornecer curva de saturação e tempo de saturação de transformadores de corrente. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2009.
Orientador: Fernando Nunes Belchior.
16.   D Artagnan José Matias. Seletividade Lógica em Sistemas Elétricos Industriais. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Sistemas Elétricos) - Universidade Federal de Itajubá, . 2009.
Orientador: José Maria de Carvalho Filho.
17.   Dalma Lopes de Moura. Proposta de substituição de motor de indução monofásico por motor de indução trifásico no meio rural. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2009.
Orientador: Angelo José Junqueira Rezek.
18.   Dalmo Canina Franco e Rodrigo Vieira Sebin. Desenvolvimento de Protocolo de Medição de Energia Elétrica para Múltiplas Estruturas Tarifárias baseado em Regulação por Incentivos. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2009.
Orientador: Benedito Donizeti Bonatto.
19.   Dalmo Canina Franco e Rodrigo Vieira Sebin. Desenvolvimento de Protocolo de Medição de Energia Elétrica para Múltiplas Estruturas Tarifárias baseado em Regulação por Incentivos. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2009.
Orientador: Benedito Donizeti Bonatto.
20.   Elaine Aparecida de Lima Vianna. Metodologia para Calcular o Grau de Impacto Causado pelas Perturbações Registradas em um Sistema Elétrico de Transmissão: Estudo de Caso Eletronorte - Rondônia. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2009.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
21.   Elaine do Nascimento Romualdo. Design Instrucional do Curso Virtual A Linguagem Logo no Ensino Fundamental. p/ EaD Virtual) - Universidade Federal de Itajubá, . 2009.
Orientador: Benedito Donizeti Bonatto.
22.   Elder Geraldo Sales Sant Anna. Cálculo de Limites de Intercâmbios em Sistemas Elétricos de Potência Através de Ferramentas de Otimização. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2009.
Orientador: Antonio Carlos Zambroni de Souza.
23.   Eleandro Pasinato. Análise de Sistemas de Aterramento no Contexto da Qualidade da Energia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Sistemas Elétricos) - Universidade Federal de Itajubá, . 2009.
Orientador: Paulo Márcio da Silveira.
24.   Eurico Rodrigues da Silva Neto. Cálculo de Curto-Circuito e Sistema de Proteção Industriais. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Sistemas Elétricos) - Universidade Federal de Itajubá, . 2009.
Orientador: José Maria de Carvalho Filho.
25.   Fabrício Las Casas. Definição de Ajuste da Proteção de Imagem Térmica em Motores Considerando Requisitos de Processo. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Sistemas Elétricos) - Universidade Federal de Itajubá, . 2009.
Orientador: José Maria de Carvalho Filho.
26.   Fernando Antônio Grigoletto. Estudo Comparativo entre as Metodologias ANSI e IEC para o Cálculo de Correntes de Curto-Circuito em Sistemas Industriais. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Sistemas Elétricos) - Universidade Federal de Itajubá, . 2009.
Orientador: José Maria de Carvalho Filho.
27.   Flávio Alberto Figueiredo Rosa. Avaliação de Novos Atributos para Estabelecimento de Metas de DEC e FEC em Redes de Distribuição. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2009.
Orientador: Jose Wanderley Marangon Lima.
28.   Francisco Alexandre de Oliveira. Estratégia de Comercialização de Energia Elétrica através de Otimização de Portfólios de Contratos Utilizando Projeto de Experimentos de Mistura. Tese (Doutorado em Doutorado Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2009.
Orientador: Jose Wanderley Marangon Lima.
29.   Frederico Alexandre Cardoso Guimarães. Modelagem de centrais eólicas para o cálculo da estabilidade dinâmica. (Aperfeiçoamento/Especialização em CESE Geração) - Universidade Federal de Itajubá, . 2009.
Orientador: Edson da Costa Bortoni.
30.   Fábio Augusto da Silva Antunes. Sistema de Triagem de Alarmes e Análise de Perturbações. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Sistemas Elétricos) - Universidade Federal de Itajubá, . 2009.
Orientador: Paulo Márcio da Silveira.
31.   Fábio Bonjuani Pagan. Proteções da Subestações da Rede Básica. em Proteção de Sistemas Elétricos) - Universidade Federal de Itajubá, . 2009.
Orientador: Paulo Márcio da Silveira.
32.   Fábio Vilella Leite. Estudo de Curto-Circuito Aplicado em Sistemas Elétricoa Industriais. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Sistemas Elétricos) - Universidade Federal de Itajubá, . 2009.
Orientador: José Maria de Carvalho Filho.
33.   Gilberto Capistrano Cunha de Andrade. Uma Aplicação de PHAP no Planejamento de Sistemas Elétricos. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2009.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
34.   Gilberto Junior Sales. Análise Experimental de Filtros Harmônicos Eletromagnéticos de Sequência Positiva e Negativa. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2009.
Orientador: Fernando Nunes Belchior.
35.   Gilberto Júnior Sales, Ricardo de Carvalho Padilha. Uma Nova Topologia Associada à Operação de Filtros Harmônicos Eletromagnéticos de Seqüência Positiva e Negativa. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2009.
Orientador: Fernando Nunes Belchior.
36.   Gracita Batista Rosas. Superação de Equipamentos de Alta Tensão. em Proteção de Sistemas Elétricos) - Universidade Federal de Itajubá, . 2009.
Orientador: Paulo Márcio da Silveira.
37.   Guilherme Domingues de Cerqueira. Análise do Controle Conjunto de Potência Ativa de Usinas Hidrelétricas. (Aperfeiçoamento/Especialização em Cese) - Universidade Federal de Itajubá, . 2009.
Orientador: Pedro Paulo de Carvalho Mendes.
38.   Gustavo Bortoli,Tiago Marques,Rodrigo Chagas,Maurício Regoso. Estudo e Aplicação de distúrbios em fontes programáveis de tensão. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2009.
Orientador: Fernando Nunes Belchior.
39.   Heidi Ussami Ishihara. Controle de tensão e frequência do gerador de indução. (Graduação em Engenharia Eletrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2009.
Orientador: Angelo José Junqueira Rezek.
40.   Isaias dos Santos Silvério Lino. Análise experimental do acréscimo de perdas em transformadores devido à circulação de correntes distorcidas. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2009.
Orientador: Fernando Nunes Belchior.
41.   Jefferson Machado Vescia. O impacto da rede salesiana de escolas na formação dos professores do Colégio Salesiano Dom Bosco de Santa Rosa - RS. ...) - Centro Universitário Salesiano de São Paulo, . 2009.
Orientador: Cláudia Eliane da Matta.
42.   Jonas Eduardo Duclerc Perrelli. Definição de Limites Operacionais em Pára-Raios a Óxido Metálico com Base na Corrente de Fuga. (Graduação em Enegenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2009.
Orientador: Estácio Tavares Wanderley Neto.
43.   José Adriano Gomes de Moraes. Benefícios da Rede de Distribuição Compacta 15 kV. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Sistemas Elétricos) - Universidade Federal de Itajubá, . 2009.
Orientador: José Maria de Carvalho Filho.
44.   José Augusto Yukio Otani e Ricardo dos Santos Reis. Estudo dirigido sobre simulação de circuitos elétricos utilizando a versão estudante do software NI Multisim. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2009.
Orientador: Fernando Nunes Belchior.
45.   José Gilberto de Arruda. Design Instrucional Virtual no Curso Instrumentação e Controle de Processos Industriais. p/ EaD Virtual) - Universidade Federal de Itajubá, . 2009.
Orientador: Benedito Donizeti Bonatto.
46.   José Luiz de Almeida. Aplicação da Norma IEC-61850 em Subestações de Grande Porte. em Proteção de Sistemas Elétricos) - Universidade Federal de Itajubá, . 2009.
Orientador: Paulo Márcio da Silveira.
47.   José Sávio G. A. Pereira e José Otávio Carneiro Bustamante. Levantamento de Normatização vigente referente à Interferência da Qualidade da Energia Elétrica em Equipamentos Eletromédicos. (Graduação em Engenharia Clínica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2009.
Orientador: Fernando Nunes Belchior.
48.   João Fernando Correia. Tipos de Aterramento de Sistemas Elétricos e seus Respectivos Dispositivos de Proteção. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Sistemas Elétricos) - Universidade Federal de Itajubá, . 2009.
Orientador: Paulo Márcio da Silveira.
49.   João Marcelo Agueda Mendonça. A Influência dos Motores de Indução nos Estudos de Estabilidade de Tensão. (Aperfeiçoamento/Especialização em Cese) - Universidade Federal de Itajubá, . 2009.
Orientador: Pedro Paulo de Carvalho Mendes.
50.   João Paulo dos Santos. Análise Operacional de Filtros Harmônicos Eletromagnéticos de Seqüência Positiva e Negativa diante de situações ideais de funcionamento. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2009.
Orientador: Fernando Nunes Belchior.
51.   Juliana Rodrigues Pereira da Silva. Desenvolvimento de Modelos Matemáticos para a Configuração de Geração em Ciclo Combinado Gás-Vapor do Tipo Single-Shaft. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2009.
Orientador: Pedro Paulo de Carvalho Mendes.
52.   Julio Cesar Bellan. Avaliação do desempenho da Proteção de Distância de uma Linha de Transmissão de 138 kV na Presença de Geração Distribuida. em Proteção de Sistemas Elétricos) - Universidade Federal de Itajubá, . 2009.
Orientador: Paulo Márcio da Silveira.
53.   Leonel de D. L., Rafael F.da Silva e Rerman B. de Oliveira. Desenvolvimento de um simulador computacional e validação experimental de algoritmos de medição da Qualidade da Energia Elétrica, segundo a Norma IEC 61000-4-30. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2009.
Orientador: Benedito Donizeti Bonatto.
54.   Leonel Deus Leite, Rafael Faria Silva, Rerman Bergamaschi. Desenvolvimento de um simulador computacional e validação experimental de algoritmos de medição da Qualidade da Energia Elétrica, segundo a Norma IEC 61000-4-30. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2009.
Orientadores: Fernando Nunes Belchior, Benedito Donizeti Bonatto.
55.   Lucas R. de Lima; Marco A. S.N. Jr; Verônica E. Santiago. Implementação de módulos didáticos para aplicação no laboratório de máquinas elétricas da UNIFEI. (Graduação em Engenharia Eletrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2009.
Orientador: Angelo José Junqueira Rezek.
56.   Luis Átila Ramos de Melo. Investigação sobre Passo de Integração Ótimo, Modelagem de Elementos Não Lineares e Linhas de Transmissão Polifásicas em Programas Baseados no EMTP. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2009.
Orientador: Benedito Donizeti Bonatto.
57.   Luis Átila Ramos de Melo. Investigação sobre Passo de Integração Ótimo, Modelagem de Elementos Não Lineares e Linhas de Transmissão Polifásicas em Programas Baseados no EMTP. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2009.
Orientador: Benedito Donizeti Bonatto.
58.   Luiz Carlos do Nascimento. Avaliação da Confiabilidade de Sistemas de Distribuição Utilizando Processamento Distribuído. Tese (Doutorado em Doutorado Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2009.
Orientador: Armando Martins Leite da Silva.
59.   Luiz Felipe de Oliveira Costa. Interação da Proteção de Sistemas Elétricos com os Conjuntos de Manobra e Controle de Potência. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Sistemas Elétricos) - Universidade Federal de Itajubá, . 2009.
Orientadores: Cláudia Eliane da Matta, José Maria de Carvalho Filho.
60.   Luís Henrique Lopes Lima. Tarifação do Uso de Sistemas de Transmissão em Mercados Interligados de Energia Elétrica. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientadores: João Guilherme de Carvalho Costa, Armando Martins Leite da Silva.
61.   Marcell Silva Carvalho dos Santos. Comparação Entre Modelos Linear e Não-Linear de Reguladores de Velocidade e Turbinas Hidráulicas. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2009.
Orientador: Pedro Paulo de Carvalho Mendes.
62.   Marcelo Martinho Pestana. Recomposição de Sistemas Elétricos de Potência, Treinamento e Ferramentas de Apoio à Recomposição. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2009.
Orientador: Pedro Paulo de Carvalho Mendes.
63.   Marco Túlio Braz da Cruz. Emprego do Método do Lugar das Raízes Para Monitorar Autovalores Críticos. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2009.
Orientador: Antonio Carlos Zambroni de Souza.
64.   Mathias Mitschanek. Ultrasonic flowmeters in the petroleum industry. (Graduação em Petroleum Engineering) - Montanuniversitat Leoben, . 2009.
Orientador: Edson da Costa Bortoni.
65.   Maurílio Faria Morais. Esquemas de Alívio de Cargas em Sistemas Elétricos Industriais. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Sistemas Elétricos) - Universidade Federal de Itajubá, . 2009.
Orientador: José Maria de Carvalho Filho.
66.   Max Wilson Oliveira. Desenvolvimento de um método para a implantação de programas de uso racional de energia em Escolas Agrotécnicas Federais. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2009.
Orientador: Carlos Roberto Rocha.
67.   Michele Nascimento Melo. Mapeamento Difuso no Auxílio da Redução dos Impactos Ambientais em uma Usina Hidrelétrica. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2009.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
68.   Márcia Gasperin Menegas. Aprendizagem cooperativa em química na rede salesiana de escolas: consciência do que significa educar. ...) - Centro Universitário Salesiano de São Paulo, . 2009.
Orientador: Cláudia Eliane da Matta.
69.   Márcia Silva Madeira. Computadores e internet na educação com ênfase à fomação de escritores competentes. ...) - Centro Universitário Salesiano de São Paulo, . 2009.
Orientador: Cláudia Eliane da Matta.
70.   Natália da Silva Caldeira. Aplicação de Estabilizadores de Sistemas de Potência em Reguladores de Velocidade e Turbinas. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2009.
Co-orientador: Pedro Paulo de Carvalho Mendes.
71.   Odair Alves Neto. Jogos computacionais para a disciplina de biologia. (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário de São Paulo - Unidade de Lorena, . 2009.
Orientador: Cláudia Eliane da Matta.
72.   Osmir Massaaki Amano. Estudo de Saturação de Transformadores de Corrente em Cubículos Blindados. em Proteção de Sistemas Elétricos) - Universidade Federal de Itajubá, . 2009.
Orientador: Paulo Márcio da Silveira.
73.   Paulo Henrique Franco. Visão Geral sobre a Norma IEC 61850. em Proteção de Sistemas Elétricos) - Universidade Federal de Itajubá, . 2009.
Orientador: Paulo Márcio da Silveira.
74.   Priscila Alves Carneiro. Análise das tecnologias para gestão e reaproveitamento energético dos resíduos urbanos para reciclagem de plásticos. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) - Universidade Federal de Itajubá, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2009.
Orientador: Carlos Roberto Rocha.
75.   Rafael Coradi Leme. . Universidade Federal de Itajubá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Supervisor: Antonio Carlos Zambroni de Souza.
76.   Rafael Gouvêa de Abreu e Rodolfo Ribeiro de Oliveira. Modelagem da Expansão de uma Empresa Elétrica Regulada. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2009.
Orientador: Benedito Donizeti Bonatto.
77.   Rafael Gouvêa de Abreu e Rodolfo Ribeiro de Oliveira. Modelagem da Expansão de uma Empresa Elétrica Regulada. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2009.
Orientador: Benedito Donizeti Bonatto.
78.   Reinaldo Andrés Gonzaléz Fernández. Avaliação da Confiabilidade da Capacidade de Geração via o Método da Entropia Cruzada. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2009.
Orientador: Armando Martins Leite da Silva.
79.   Renan de Faveri, José B. C. Júnior; Leonardo de Souza. Análise do Comportamento Térmico do Transformador de Acordo com O Carregamento - Circuito Elétrico Equivalente. (Graduação em Enegenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2009.
Orientador: Estácio Tavares Wanderley Neto.
80.   Renata Baraldi de Moraes. Análise dos diferentes itens que compõem a Qualidade da Energia Elétrica através da plataforma computacional MATLAB, ambiente SIMULINK. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2009.
Orientador: Fernando Nunes Belchior.
81.   Renato de Noronha Fernandes. Análise de Desempenho da Operação de Filtros Harmônicos Eletromagnéticos de Seqüência Zero Através da Plataforma Computacional MATLAB, ambiente Simulink. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2009.
Orientador: Fernando Nunes Belchior.
82.   Renato de Noronha Fernandes. Análise Operacional de Filtros Harmônicos Eletromagnéticos de Seqüência Positiva e Negativa sob Condições Não-Ideais de Funcionamento através da Plataforma Computacional Matlab. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Fernando Nunes Belchior.
83.   Ricardo Alexandre Passos da Cruz. Identificação dos fluxos energéticos (origem, destino e itensidade) em sistemas elétricos de potência. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2009.
Co-orientador: Edson da Costa Bortoni.
84.   Ricardo de Carvalho Padilha. Estudo Computacional de Filtros Harmônicos Eletromagnéticos de Sequência Positiva e Negativa - Melhoria de Desempenho. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2009.
Orientador: Fernando Nunes Belchior.
85.   Ricardo dos Santos Reis. Pesquisa sobre Modelos Computacionais para Simulação de Elementos Não-Lineares através de Programas baseados no EMTP. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2009.
Orientador: Fernando Nunes Belchior.
86.   Rilston Carlos Chagas. Estabilidade e Rejeição de Cargas em uma Indústria de Papel e Celulose. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Sistemas Elétricos) - Universidade Federal de Itajubá, . 2009.
Orientador: José Maria de Carvalho Filho.
87.   Roberto Teixeira Siniscalchi. Determinação do rendimento de hidrogeradores utilizando técnicas de termografia infravermelha. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2009.
Orientador: Edson da Costa Bortoni.
88.   Rodrigo Comunian Amaro e Camilo Raimundo Silva Pereira. Análise do aquecimento de motores de indução trifásicos diante de formas de ondas não-senoidais através da plataforma computacional MATLAB, ambiente SIMULINK. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2009.
Orientador: Fernando Nunes Belchior.
89.   Rodrigo de Paula Rodrigues. Reconhecimento de Cargas Elétricas Monofásicas Não-Lineares através da Decomposição Wavelet e de Redes Neurais Artificiais. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2009.
Co-orientador: Germano Lambert-Torres.
90.   Rondineli Rodrigues Pereira. Aplicação de Filtros Adaptativos em Filtro Ativo de Potência. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2009.
Co-orientador: Germano Lambert-Torres.
91.   Silas Oliveira Souza. Estudos de Estabilidade de Longo Termo em Sistemas de Potência Uma Visita à Teoria de Equações Diferenciais. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Antonio Carlos Zambroni de Souza.
92.   Soraia Cristina Bicudo. A Relação Professor e Aluno Salesianos. ...) - Centro Universitário Salesiano de São Paulo, . 2009.
Orientador: Cláudia Eliane da Matta.
93.   Sílvia das Dores Rissino. Metodologia de Avaliação da Relevância de Atributos em Grandes Bases de Dados Incompletas utilizando Conjuntos Aproximados e Lógica Paraconsistente. Tese (Doutorado em Doutorado Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2009.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
94.   Thiago Zamarim Gaion. Desenvolvimento de Modelos de Custos de Componentes de Pequenas Centrais Hidrelétricas. (Graduação em Engenharia Hídrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2009.
Orientador: Edson da Costa Bortoni.
95.   Ulisses Pessin Camatta. Projeto e implementação de um regulador de velocidade e corrente baseada na técnica de conjuntos aproximados (rough sets). Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Co-orientador: Angelo José Junqueira Rezek.
96.   Vagner José dos Santos. Proteção Rotórica de Motores de Indução com Rotor Bobinado. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Sistemas Elétricos) - Universidade Federal de Itajubá, . 2009.
Orientador: José Maria de Carvalho Filho.
97.   Vera Lucia Dutra Brocado. Aprendizagem cooperativa e salesianidade nas séries iniciais. ...) - Centro Universitário Salesiano de São Paulo, . 2009.
Orientador: Cláudia Eliane da Matta.
98.   Victor Campos Vieira da Rosa. Análise da Estabilidade Angular de Sistemas de Potência com Incorporação da Dinâmica das Caldeiras e de Válvulas Especiais de Centrais Termelétricas. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2009.
Orientador: Pedro Paulo de Carvalho Mendes.
99.   Warlley de Sousa Sales. Planejamento da Reserva Operativa de Sistemas de Geração com Elevada Penetração de Energia Eólica. Tese (Doutorado em Doutorado Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2009.
Orientador: Armando Martins Leite da Silva.
100.   Yvo Marcelo Chiaradia Masselli. Proposta de um Modelo de Rede Neuro-Fuzzy-Polinomial Otimizado por Algoritmos de Enxame Aplicado à Previsão. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2009.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
101.   Álvaro Nunes Magalhães. Representação da Propagação de Erros de Medidas através de Proposições Condicionais Difusas. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2009.
Orientador: Germano Lambert-Torres.

2008

1.   Alex Trevisan de Lima. Desenvolvimentos em sensores de nível por tempo de trânsito. (Graduando em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Itajubá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008.
Orientador: Edson da Costa Bortoni.
2.   Alexander Bocchi Bacco e Túlio Sallum de Carvalho. Análise dos Métodos de Medição e Monitoramento da Qualidade da Energia Elétrica, segundo a Norma IEC-61000-4-30. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2008.
Orientador: Benedito Donizeti Bonatto.
3.   Alexis Cabanas Esteves. Norma IEC 61850 - Uma Nova Tecnologia na Área de Proteção e Automação de Subestações. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Sistemas Elétricos/CESE) - Universidade Federal de Itajubá, . 2008.
Orientador: Robson Celso Pires.
4.   Ana Lemke, Ciro dos Santos, Rômulo Carminati e Wagner Vieira. Demonstração das Potencialidades de um Robô Inteligente Ilustradas pela Implementação do Raciocínio para o Jogo da Velha em Braço Eletromecânico Articulado. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2008.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
5.   Ana Paula Lopes e Marcelo Claro do Nascimento. Tarifas de Energia Elétrica e a questão da Medição. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2008.
Orientador: Hector Arango.
6.   Andrei Batista Fontes e Thiago Ribeiro Sanches Pinto. Transformadores Heterofásicos. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2008.
Orientador: Hector Arango.
7.   André Lanza. Determinação das Metas Ótimas de Qualidade através de um Software baseado no Modelo TAROT. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2008.
Orientador: Hector Arango.
8.   André Luiz Maduro Pereira. Análise de Desempenho da Operação do dispositivo ADZ Através de Programas Baseados no EMTP. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008.
Orientador: Fernando Nunes Belchior.
9.   Antonio Augusto Azevedo Araujo. Sistema de Medição de Energia Automatizado com Tecnologia de Comunicação de Dados pela Rede Elétrica PLC e Celular GSM/GPRS. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização no Uso Racional da Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2008.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
10.   Bruno.S.A. da Silveira; Bruno T. de Araújo; Rafael Alexandre. Fator de potência de multiconversores graetz considerando-se o efeito da comutação. (Graduação em Engenharia Eletrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2008.
Orientador: Angelo José Junqueira Rezek.
11.   Carlos Alberto de Souza Carvalho. Acessórios de Proteção em Transformadores do Sistema CEB Distribuição. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização no Uso Racional da Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2008.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
12.   Caue Pacciulli Meyer. Desenvolvimento de um sistema de supervisão e controle visando à eficiência energética em processos de bombeamento. (Graduando em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Itajubá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008.
Orientador: Edson da Costa Bortoni.
13.   Ciro dos Santos, Rômulo Carminati e Wagner Vieira. Implementação de Rede Neural Artificial para Reconhecimento de Comando de Voz Independente do Locutor. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2008.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
14.   Cristhine da Silva Pessoa. Implantação de uma biblioteca digital utilizando Software Livre. Iniciação Científica - Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Unidade de Lorena, . 2008.
Orientador: Cláudia Eliane da Matta.
15.   Cristiano Pereira. Uso de Propriedades Ópticas dos Materiais Cerâmicos em Projetos de Dispositivos Eletrônicos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização no Uso Racional da Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2008.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
16.   Crésio da Silva Pedrosa. Relação entre Industrial e Desenvolvimento Local: Estudo de caso no Município de Juruai - MG. (Aperfeiçoamento/Especialização em CEURE - Especialização em Uso Racional de Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2008.
Orientador: Carlos Roberto Rocha.
17.   Daniel Pereira de Luccas Xavier. Desenvolvimento de um Sistema de Hardware para Adequação de Sinais Elétricos à Placas de Aquisição de Dados. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008.
Orientador: Fernando Nunes Belchior.
18.   Denile Cominnato Boer. O Processo de Pesquisa e Desenvolvimento da CPFL: A Busca em Minimizar os Riscos Regulatórios e Maximizar os Resultados. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Sistemas Elétricos) - Universidade Federal de Itajubá, . 2008.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
19.   Edison Bormio Jr. Aplicações de Tecnologia FACTS em Sistemas de Distribuição. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Sistemas Elétricos) - Universidade Federal de Itajubá, . 2008.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
20.   Edson Amaral Jr. Perdas Comerciais nas Concessionárias de Distribuição de Energia Elétrica: Como Mensurar e Ações para Mitigar. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Sistemas Elétricos) - Universidade Federal de Itajubá, . 2008.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
21.   Evane da Silva. Eucalipto e Capim-Elefante: Características e Potencial Produtivo de Biomassa. (Aperfeiçoamento/Especialização em CEURE - Especialização em Uso Racional de Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2008.
Orientador: Carlos Roberto Rocha.
22.   Felipe Cunha. Desenvolvimento de algoritmo para tomografia em instrumentação industrial. (Graduando em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Itajubá, . 2008.
Orientador: Edson da Costa Bortoni.
23.   Fernando Moreira Lagos. Estimação da sensibilidade de consumidores a partir de registros de perturbações e perdas de carga causadas por afundamentos de tensão. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008.
Orientadores: Thiago Clé de Oliveira, José Maria de Carvalho Filho.
24.   Fernando Vilasboas de Oliveira, Thiago Nomura Nozawa. SISTEMA AUTOMATIZADO DE PEDIDO DE ÁGUA MINERAL EM RESIDÊNCIAS. (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Itajubá, . 2008.
Orientador: Edson da Costa Bortoni.
25.   Francisco das Chagas Marques Veras. Procedimentos Técnicos adotados na CEB Distribuição para Ensaios e Manutenção em Banco de Baterias. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização no Uso Racional da Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2008.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
26.   Geraldo Luis da Silva Ribeiro. Utilização do Aprendizado Ativo para Seleção de Amostras Representativas para Treinamento de uma Rede Neural Artificial. (Graduando em Ciência da Computação) - Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Unidade de Lorena, . 2008.
Orientador: Cláudia Eliane da Matta.
27.   Gilson Moreira. Redes de Distribuição Compactas. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização no Uso Racional da Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2008.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
28.   Giovani Pereira Picheli. Pesquisa Preliminar sobre Segurança em Eletricidade em uma Instituição de Ensino. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2008.
Orientadores: Fernando Nunes Belchior, Benedito Donizeti Bonatto.
29.   Gislaine Midori Minamizaki. Análise da Influência e Otimização da Carga Reativa Aplicadas à Redução de Perdas Técnicas na Rede de Distribuição da Companhia Piratininga de Força e Luz. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Sistemas Elétricos) - Universidade Federal de Itajubá, . 2008.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
30.   Igor Siqueira Stevanato. Medição de ângulo de carga em geradores sincronos. (Graduando em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Itajubá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008.
Orientador: Edson da Costa Bortoni.
31.   Janimayri Forastieri de Almeida. PROGRAMAS EDUCACIONAIS: Avaliação de oportunidades para economizar energia elétrica no setor residencial com mudanças de hábitos. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) - Universidade Federal de Itajubá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008.
Orientador: Carlos Roberto Rocha.
32.   Jeder Francisco de Oliveira. Avaliação do Desempenho de LTs Baseado em Perdas de Carga por Afundamento de Tensão. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2008.
Orientador: José Maria de Carvalho Filho.
33.   Jonas Guedes Borges da Silva. Aplicação da Análise de Componentes Principais (PCA) no Diagnóstico de Defeitos em Rolamentos através da Assinatura Elétrica de Motores de Indução. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2008.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
34.   José Augusto Yukio Otani e Ricardo dos Santos Reis. Estudo dirigido sobre simulação de circuitos elétricos utilizando a versão estudante do sofware NI Multisim. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2008.
Orientador: Benedito Donizeti Bonatto.
35.   José Eugênio Lopes de Almeida. PROPOSIÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS PARA AVALIAÇÃO DAS MEDIÇÕES DE ENERGIA FRENTE A CONDIÇÕES NÃO SENOIDAIS E DE DESEQUILÍBRIO. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2008.
Orientador: Paulo Márcio da Silveira.
36.   José Feliciano Adami. Detecção e Identificação de Arcos de Contorno em Cadeias de Isoladores utilizando Técnicas de Processamento de Sinais. Tese (Doutorado em Doutorado Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2008.
Orientador: Paulo Márcio da Silveira.
37.   José Otávio Carneiro Bustamante. Interferência da Qualidade da Energia Elétrica em Equipamentos Eletromédicos. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2008.
Orientador: Fernando Nunes Belchior.
38.   João Paulo dos Santos. Análise Operacional de Filtros Harmônicos Eletromagnéticos de Seqüência Positiva e Negativa sob Condições Não-Ideais de Funcionamento. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2008.
Orientadores: Fernando Nunes Belchior, Benedito Donizeti Bonatto.
39.   Kalina Pereira Medeiros. Estágio Integrado realizado na Coteminas. (Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Campina Grande, . 2008.
Orientador: Estácio Tavares Wanderley Neto.
40.   Leonel de Deus Leite. Desenvolvimento de um simulador, utilizando a plataforma computacional Matlab , para testes de algoritmos de medição da Qualidade da Energia Elétrica, segundo a Norma IEC 61000-4-30. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2008.
Orientadores: Fernando Nunes Belchior, Benedito Donizeti Bonatto.
41.   Leonel de Deus Leite. Implementação Computacional do Modelo do Medidor de Cintilação Luminosa na Plataforma Computacional Matlab , segundo a Norma IEC 61000-4-15. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2008.
Orientador: Benedito Donizeti Bonatto.
42.   Luciano de Souza. A Necessidade da Energia Elétrica em Todas as Classes Sociais A Universalização. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização no Uso Racional da Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2008.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
43.   Luis Carlos de Oliveira. etrologia Legal e os Medidores de Energia Elétrica. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Sistemas Elétricos) - Universidade Federal de Itajubá, . 2008.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
44.   Luis Átila Ramos de Melo e Plínio Rívoli Gil. Estudo dirigido sobre os principais tópicos de modelagem digital de sistemas elétricos utilizados em programas baseados no EMTP Electromagnetic Transients Program. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2008.
Orientador: Benedito Donizeti Bonatto.
45.   Luiz Carlos Machado Rodrigues. Estudo do Uso da Energia na Cafeicultura. (Aperfeiçoamento/Especialização em CEURE - Especialização em Uso Racional de Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2008.
Orientador: Carlos Roberto Rocha.
46.   Luiz Carlos Santini Júnior. Sequenciamento Ótimo da Recomposição de Sistemas Elétricos utilizando Algoritmos Genéticos. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, . 2008.
Co-orientador: Germano Lambert-Torres.
47.   Luiz Claudio de Araujo Ferreira. Análise a Longo-Termo da Estabilidade de Tensão Utilizando Métodos Estáticos e um Sistema Especialista Fuzzy para Representação de Ações de Controle. Tese (Doutorado em Doutorado Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2008.
Orientador: Antonio Carlos Zambroni de Souza.
48.   Luís Átila Ramos de Melo. Análise de desempenho da operação de filtros harmônicos eletromagnéticos de seqüência zero através de programas baseados no EMTP - Electromagnetic Transients Program. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2008.
Orientadores: Fernando Nunes Belchior, Benedito Donizeti Bonatto.
49.   Manoel Clementino Barros Neto. Levantamento dos Potenciais de Eficiência Energética na Área de Concessão da CEB Distribuição. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização no Uso Racional da Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2008.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
50.   Marcelo Rodrigues de Souza. Inspeção Termográfica. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização no Uso Racional da Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2008.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
51.   Marcio Pioli. Microcentral Hidrelétrica Armando Barbosa: Um exemplo de geração de sucesso. (Aperfeiçoamento/Especialização em CEURE - Especialização em Uso Racional de Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2008.
Orientador: Carlos Roberto Rocha.
52.   Marco Antônio Conti Craveiro. Desenvolvimento de um sistema de avaliação de fatores de influência sobre inspeções termográficas. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2008.
Orientador: Edson da Costa Bortoni.
53.   Marco Antônio da Silva. Metodologias de Cálculo das Perdas Técnicas na Distribuição. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização no Uso Racional da Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2008.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
54.   Marcos Abreu. Análise estatística da expansão de uma empresa distribuidora de energia elétrica visando o cálculo do Fator X. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2008.
Orientador: Hector Arango.
55.   Marcos Antonio de Carvalho. Indicadores de Desempenho e Qualidade no Fornecimento da Energia da CEB. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização no Uso Racional da Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2008.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
56.   Maurício Lucas Vasques Dastre. Diagnóstico de Redes de Distribuição de Energia Elétrica. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Sistemas Elétricos) - Universidade Federal de Itajubá, . 2008.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
57.   Maurício Minchillo. Otimização do uso energético da indústria têxtil de Guaranésia e conseqüentes implicações na competitividade das empresas. (Aperfeiçoamento/Especialização em CEURE - Especialização em Uso Racional de Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2008.
Orientador: Carlos Roberto Rocha.
58.   Max Wilson Oliveira. Levantamento do potencial de Economia de Energia em Escolas Agrotécnicas Federais. (Aperfeiçoamento/Especialização em CEURE - Especialização em Uso Racional de Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2008.
Orientador: Carlos Roberto Rocha.
59.   Mário Márcio Torres. Gestão de Integração de Unidades Geradoras no Sistema Interligado Nacional - SIN. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Sistemas Elétricos) - Universidade Federal de Itajubá, . 2008.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
60.   Naor Alves de Paula Filho. Análise da Degradação do Policarboneto em Luminárias de Iluminação Pública no Parque de Iluminação do Distrito Federal. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização no Uso Racional da Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2008.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
61.   Nicolas Alvarado Fuentes; Victor Soares Faria. Análise dos harmônicos gerados por um multiconversor. (Graduação em Engenharia Eletrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2008.
Orientador: Angelo José Junqueira Rezek.
62.   Nilton César Marciano. Eletrificação Rural no Brasil: Uma Abordagem Histórica e o Impacto das Novas Regulamentações. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Sistemas Elétricos) - Universidade Federal de Itajubá, . 2008.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
63.   Nirmala Kumari Harcharandass Dogra. Elaboração de Material Didático para Cursos na modalidade a distância. (Graduando em Ciência da Computação) - Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Unidade de Lorena, . 2008.
Orientador: Cláudia Eliane da Matta.
64.   Pamela Siqueira Lacerda. Alocação de Perdas em Sistemas de Transmissão. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2008.
Orientador: João Guilherme de Carvalho Costa.
65.   Paulo Eduardo Steele Santos. Tarifa de Distribuição para Unidades Consumidoras e Micro-geradores Considerando a Elasticidade-preço das Cargas. Tese (Doutorado em Doutorado Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2008.
Orientador: Jose Wanderley Marangon Lima.
66.   Pedro Lucio Stefani Colombaroli. Detecção acústica de vazamentos em dutos de petróleo. (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Itajubá, . 2008.
Orientador: Edson da Costa Bortoni.
67.   Plínio Rivoli Gil. Desenvolvimento de Protótipo de Software Orientado a Objetos para Simulação Digital de Transitórios Eletromagnéticos. (Graduando em Engenharia da Computação) - Universidade Federal de Itajubá, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2008.
Orientadores: Fernando Nunes Belchior, Benedito Donizeti Bonatto.
68.   Priscila Alves Carneiro. Reaproveitamento energético: uso de energia proveniente de material orgânico dos resíduos urbanos para reciclar plásticos. (Aperfeiçoamento/Especialização em CEURE - Especialização em Uso Racional de Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2008.
Orientador: Carlos Roberto Rocha.
69.   Rafael Coradi Leme. Uma Proposta para o Controle da Defasagem Angular entre Duas Barras para o Fechamento em Anel do Sistema de Potência. Tese (Doutorado em Doutorado Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008.
Orientador: Antonio Carlos Zambroni de Souza.
70.   Rafael Vivarelli Molina. Desenvolvimento de rotinas de auto-teste em sensores de vazão eletromagnéticos. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2008.
Orientador: Edson da Costa Bortoni.
71.   Raimundo Luis Andrade Silva. Sistema de Gestão Técnica Geomapa. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização no Uso Racional da Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2008.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
72.   Reginaldo Luiz. Atendimento a Lotes Situados em Loteamentos Públicos e sua Aplicação na Área de Projetos de Redes Subterrâneas da CEB Distribuição. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização no Uso Racional da Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2008.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
73.   Renato Moura Santos. Pré-Filtragem Robusta de Medidas Discrepantes Aplicada à Cadeia de Operação de Sistemas de Energia Elétrica. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2008.
Orientador: Robson Celso Pires.
74.   Renato Swerts Carneiro Dias Junior. ESTIMAÇÃO DE PARÂMETROS DE REGULADORES DE VELOCIDADE DE TURBINAS HIDRÁULICAS. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2008.
Orientador: Edson da Costa Bortoni.
75.   Reynaldo Ayres de Souza Junior. Proposta de uma plataforma de automação para estimar a confiabilidade e a vida útil de transformadores de potência sujeitos a distorções harmônicas. (Aperfeiçoamento/Especialização em CESE - Curso de Especialização em Sistemas Elétric) - Universidade Federal de Itajubá, . 2008.
Orientador: Fernando Nunes Belchior.
76.   Ricardo Martins. Diagnóstico de Perdas de Energia nos Sistemas de Distribuição de Energia Elétrica no Brasil. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização no Uso Racional da Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2008.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
77.   Ricardo Mion do Nascimento. Estimação de Estados - Estudo Comparativo Utilizando Equações de Fluxo na Forma Polar e Retangular. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2008.
Orientador: Robson Celso Pires.
78.   Richard de Paula Lima. Desenvolvimento de um Software para Operação de um Medidor de Qualidade da Energia Elétrica. (Graduando em Engenharia da Computação) - Universidade Federal de Itajubá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008.
Orientador: Fernando Nunes Belchior.
79.   Rodrigo Buosi Bassan. Apoio na digitação de artigos técnicos e material didático na área de qualidade da energia elétrica. (Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Universidade Federal de Itajubá. 2008.
Orientador: Fernando Nunes Belchior.
80.   Rolands Sarreta Menezes. Sistema de Processamento de Alarmes para Uso no Centro de Operação do Sistema da CPFL. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Sistemas Elétricos) - Universidade Federal de Itajubá, . 2008.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
81.   Ronaldo Francisco de Miranda. Comparativo entre Redes Subterrâneas e Redes Aéreas no Sistema de Distribuição para a Melhoria da Eficiência Energética. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização no Uso Racional da Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2008.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
82.   Tales Eduardo da Silva. Apoio na digitação de artigos técnicos e material didático na área de qualidade da energia elétrica. (Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Universidade Federal de Itajubá. 2008.
Orientador: Fernando Nunes Belchior.
83.   Thiago Clé de Oliveira. Afundamentos de Tensão: Avaliação Estatística de Resultados de Medição com Base em Simulações. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2008.
Orientador: José Maria de Carvalho Filho.
84.   Tiago Guimarães Leite Ferreira. Proposta para Gerenciamento do Congestionamento e Tarifação Conjunta da Transmissão em Sistemas Elétricos. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2008.
Orientador: Jose Wanderley Marangon Lima.
85.   Tiago Rodrigues dos Santos Nogueira e Leonan Fachin Leonardo. Tratamento dos Ganhos de Produtividade de uma Distribuidora de Energia Elétrica através de um Software baseado no Modelo TAROT. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2008.
Orientador: Benedito Donizeti Bonatto.
86.   Tiago Rodrigues e Leonan Fachin Leonardo. Tratamento dos Ganhos de Produtividade através de um Software baseado no Modelo TAROT. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2008.
Orientador: Hector Arango.
87.   Tulio Sallum de Carvalho. Modelagem da Expansão de uma Empresa Elétrica Regulada. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2008.
Orientador: Hector Arango.
88.   Túlio Martiniano, André Silva, Felipe Correa, Regis Dias. Avaliação comparativa do desempenho de medidores de Grandezas Elétricas aplicados ao diagnóstico da Qualidade da Energia Elétrica. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2008.
Orientador: Fernando Nunes Belchior.
89.   Túlio Sallum de Carvalho e Rafael Gouvêa de Abreu. Modelagem da Expansão de uma Empresa Elétrica Regulada. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2008.
Orientador: Benedito Donizeti Bonatto.
90.   Vicente Gomes Parente. Proposta de criação do pequeno produtor de energia elétrica para o atendimento de comunidades isoladas. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2008.
Orientador: Edson da Costa Bortoni.
91.   Vitor M Brito, Leandro M. Piersanti, César S. Castro. Análise da demanda e do consumo de energia elétrica no campus José Rodrigues Seabra da UNIFEI.. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2008.
Orientador: Fernando Nunes Belchior.
92.   Waldir Roberto Lopes. Falha em Transformadores de Distribuição de Energia Elétrica por Descargas Atmosféricas. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Sistemas Elétricos) - Universidade Federal de Itajubá, . 2008.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
93.   Walter Barbosa Jr. Metodologia para Estimação da Distribuição de Tensão da Rede Secundária. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Sistemas Elétricos) - Universidade Federal de Itajubá, . 2008.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
94.   Wanderlon Araujo de Carvalho. Curva de Carga da Energia Elétrica do Sistema CEB. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização no Uso Racional da Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2008.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
95.   Wellington Wesley da Silva Leite. Desenvolvimento de atividades relacionadas ao VIII Induscon - Conferência Internacional de Aplicações Industriais. (Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Universidade Federal de Itajubá. 2008.
Orientador: Fernando Nunes Belchior.

2007

1.   Adelvino Jacinto Sobrinho. Energia, Força e Trabalho através de uma Formulação Matemática. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização no Uso Racional da Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2007.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
2.   Aldo Nobre de Lima. A Importância dos Índices de Continuidade de Fornecimento de Energia no Sistema Elétrico de Rondônia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização no Uso Racional da Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2007.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
3.   Alexander B. Bacco; Túlio S. de Carvalho. Análise dos Métodos de Medição e Monitoramento da Qualidade da Energia Elétrica, segundo a Norma IEC-61000-4-30. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2007.
Orientador: Fernando Nunes Belchior.
4.   Ana Carolina Silveira Perico. ANÁLISE DO PANORAMA DO GAS NATURAL E ESTUDO DOS CUSTOS ENERGÉTICOS NA SUA MOVIMENTAÇÃO. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) - Universidade Federal de Itajubá, AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO. 2007.
Co-orientador: Carlos Roberto Rocha.
5.   Anderson Rodrigo de Queiroz. Simulação de Custos Marginais em Mercado de Energia Elétrica Utilizando Redes Neurais. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2007.
Orientador: Jose Wanderley Marangon Lima.
6.   André Luis Zanetti. Os Programas de Eficiência Energética e Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico das Centrais Elétricas de Rondônia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização no Uso Racional da Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2007.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
7.   André Luiz Pereira de Oliveira. Análise de desempenho de relés de proteção de linhas compensadas via testes em tempo real. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2007.
Orientador: Paulo Márcio da Silveira.
8.   Arthur da Silva Santa Rosa. Influência da representação de dispositivos lentos de controle nas análises de segurança de tensão. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2007.
Orientador: Antonio Carlos Zambroni de Souza.
9.   Arthur Naressi Neto. Perdas Globais nas Empresas Distribuidoras de Energia Elétrica do Brasil. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização no Uso Racional da Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2007.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
10.   Augusto C. R. da Silva, Luiz F. M. Silva e Marco W. Abreu. Um modelo de mercado para a regulação tarifária do setor elétrico brasileiro. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2007.
Orientador: Hector Arango.
11.   Braulio de Castro Gonçalves. Proteção de Motores Sincronos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Sistemas Elétricos) - Universidade Federal de Itajubá, . 2007.
Orientador: José Maria de Carvalho Filho.
12.   Bruno Marcondes Vasconcelos. Ações de controle visando estabilidade de tensão de sistemas de potência. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2007.
Orientador: Antonio Carlos Zambroni de Souza.
13.   Carlos Alexandre Pereira Camacho. Utilização da técnica de otimização simétrica no ajuste de tensão de um gerador síncrono. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2007.
Orientador: Angelo José Junqueira Rezek.
14.   Carlos Bernardes Rosa Junior. Métodos não iterativos de análise de colapso de tensão. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2007.
Orientador: Antonio Carlos Zambroni de Souza.
15.   Carlos Eduardo dos Santos. Desenvolvimento de um regulador automático de tensão e de um estabilizador de sistema de potência potência utilizando lógica difusa. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2007.
Co-orientador: Angelo José Junqueira Rezek.
16.   Carlos Manoel Ramalho. Integração dos sistemas de controle de centrais termelétricas. (Aperfeiçoamento/Especialização em CESE Geração) - Universidade Federal de Itajubá, . 2007.
Orientador: Edson da Costa Bortoni.
17.   Caroline Monteiro Mattar. Determinação dos Montantes de Uso do Sistema de Transmissão por Pontos de Conexão. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2007.
Orientadores: João Guilherme de Carvalho Costa, Armando Martins Leite da Silva.
18.   Claudemir R. Vilas Boas e Sólon de Noronha Assini. Aterramento de neutro em sistemas elétricos industriais. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2007.
Orientador: José Maria de Carvalho Filho.
19.   Cleber Esteves Sacramento. Planejamento Dinâmico da Expansão de Sistemas de Subtransmisão Através de Metaheuristicas. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2007.
Orientador: Armando Martins Leite da Silva.
20.   Damien Carrer. Princípio de geração de energia elétrica. (Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2007.
Orientador: Antonio Carlos Zambroni de Souza.
21.   Davi Lacerda, Bruno Lemos Mendes. Estudo dirigido sobre os principais tópicos da Norma Regulamentadora NR-10 Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2007.
Orientadores: Fernando Nunes Belchior, Benedito Donizeti Bonatto.
22.   Dejanir Ricardo Pereira. Um sistema de software para execução de estudos de coordenação de seletividade em sistemas de distribuição. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2007.
Orientadores: José Maria de Carvalho Filho, Paulo Márcio da Silveira.
23.   Dênis de Carvalho Braga. Bifurcação de Bogdanov-Takens em um Modelo de Sistema Elétrico de Potência. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2007.
Orientador: Antonio Carlos Zambroni de Souza.
24.   Eder Garcia Caetano Novaes. Validação de Ferramentas de Simulação de Afundamentos de Tensão através de Medições. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2007.
Orientador: José Maria de Carvalho Filho.
25.   Eduardo Bonci Cavalc, Mariana Santos Matos. AQUISIÇÃO DE DADOS ATRAVÉS DE PROCESSAMENTO DE IMAGENS DIGITAIS. (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Itajubá, . 2007.
Orientador: Edson da Costa Bortoni.
26.   Eduardo Crestana Guardia. Metodologia para o Cálculo da Elasticidade da Tipologia de Carga Frente à Tarifa de Energia Elétrica. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) - Universidade Federal de Itajubá, Agência Nacional de Petróleo. 2007.
Co-orientador: Jose Wanderley Marangon Lima.
27.   Elaine Aparecida de Lima Vianna. A Interligação do Sistema Elétrico de Rondônia ao Sistema Interligado Nacional - SIN. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização no Uso Racional da Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2007.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
28.   Esthefânia Costa; Cássia Corrêa; Rodolfo Ribeiro; Ivan Faria. Análise dos diferentes itens que compõem a Qualidade da Energia Elétrica através de medidores digitais. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2007.
Orientador: Fernando Nunes Belchior.
29.   Evonyr Bordin Filho. A Pós-Operação na Usina de Itaipu - Uma Visão Geral. (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2007.
Orientador: Robson Celso Pires.
30.   Felipe Pereira da Silva. Análise da viabilidade econômica de utilização de um sistema fotovoltaico para suprir cargas emergenciais da Santa Casa de Misericórdia de Itajubá. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2007.
Orientador: Délvio Franco Bernardes.
31.   Felipe Rodrigues da Silva. Apresentação do conceito de micro central hidrelétrica com malha de controle de frequência. (Graduação em Engenharia Eletrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2007.
Orientador: Angelo José Junqueira Rezek.
32.   Francisco João Di Mase Galvão Júnior. Regulador de tensão para sistemas de excitação Brushless - Desenvolvimento e Aplicação. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2007.
Orientador: Délvio Franco Bernardes.
33.   Gabriel Massucatto de C. Carvalho e Guilherme André Ewbamk. Proteção de interconexão entre concessionária e autoprodutor. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2007.
Orientador: José Maria de Carvalho Filho.
34.   Geraldo de Magela Carvalho de Oliveira. Análise do Sistema Elétrico de Potência da Subestação do Primeiro Distrito da Cidade de Ji-Paraná. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização no Uso Racional da Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2007.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
35.   Guilherme Cortez de Sá. Chopper transistorizado a IGBT. (Graduando em Engenharia Eletrica) - Universidade Federal de Itajubá, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2007.
Orientador: Angelo José Junqueira Rezek.
36.   Gustavo Gonçalves Machado Silva. Concepção de um controlador de energia integrado a sistemas de gestão da produção e variáveis do processo. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2007.
Orientador: Délvio Franco Bernardes.
37.   Hugo Renato Anacleto Nunes. Contribuição para a decisão de investimento em centrais hidroelétricas: Determinação do nível ótimo de contratação. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2007.
Co-orientador: Edson da Costa Bortoni.
38.   Igor chaves; Rodinelly Alex de Oliveira. Compensador estático de potência reativa. (Graduação em Engenharia Eletrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2007.
Orientador: Angelo José Junqueira Rezek.
39.   Igor Souza Nogueira Oshiro. Metodologia Probabilística para Dimensionamento Ótimo de Reserva Técnica de TRansformadores de Subestações. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2007.
Orientador: João Guilherme de Carvalho Costa.
40.   ISABELLA DE FREITAS BORGES DE PAIVA. Comportamento da Curva QV nas Barras da Região Crítica de um Sistema Elétrico. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2007.
Orientador: Antonio Carlos Zambroni de Souza.
41.   Ivan André de Souza Silva. Métodos de partida de motores de indução trifásicos. (Graduando em Engenharia Eletrica) - Universidade Federal de Itajubá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2007.
Orientador: Angelo José Junqueira Rezek.
42.   Ivan Lucas Arantes. Implementação de controle vetorial de motor de indução trifásico por imposição de correntes. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2007.
Co-orientador: Angelo José Junqueira Rezek.
43.   Jedman Dantas Motta. Estágio Supervisionado - Coteminas. (Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Campina Grande, . 2007.
Orientador: Estácio Tavares Wanderley Neto.
44.   João Cleveland Cavalcante de Azevedo Picanço. O Uso de Óleo Vegetal como Fluído Isolante em Transformadores de Potência: Uma Proposta para Uso em Transformadores nos Atendimentos às Localidades do Estado de Rondônia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização no Uso Racional da Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2007.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
45.   João Maria Fabricio Correia Alves. Dispositivos de Limitação de Corrente de Curto-Circuito. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Sistemas Elétricos) - Universidade Federal de Itajubá, . 2007.
Orientador: José Maria de Carvalho Filho.
46.   João Paulo dos Santos. Análise dos diferentes itens que compõem a Qualidade da Energia Elétrica através da plataforma computacional SABER. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2007.
Orientador: Fernando Nunes Belchior.
47.   Kléber Augusto Molica, Pedro José Batista de Paula. Pesquisa de alternativas e desenvolvimentos de uma plataforma computacional para a gestão de eventos técnico-científicos. (Graduando em Engenharia da Computação) - Universidade Federal de Itajubá, . 2007.
Orientador: Fernando Nunes Belchior.
48.   Ladylaine Carolina dos Santos; Waléria Antunes David. INFOTUR - Um Aplicativo para Obtenção de Informações Turísticas do Vale do Paraíba. (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Unidade de Lorena, . 2007.
Orientador: Cláudia Eliane da Matta.
49.   Leandro Ferreira Diniz. Implementação computacional de funções de proteção de sistemas elétricos usando Labview. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2007.
Orientador: José Maria de Carvalho Filho.
50.   Leonardo Bosaipo. Estudos de fornecimento de energia elétrica em média tensão para condomínios residenciais. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2007.
Orientador: Délvio Franco Bernardes.
51.   Leônidas Cacciolari. Estudos fr forneciemnto de energia elétrica em média tensão para condomínios residenciais. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2007.
Orientador: Délvio Franco Bernardes.
52.   Luana Medeiros Marangon Lima. Aprimoramento da Metodologia Nodal para Tarifação do Uso de Sistemas de Transmissão. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2007.
Orientador: Jose Wanderley Marangon Lima.
53.   Luis Henrique Frolich Possatti. Estudo de método da continuação e análise de contingências com o uso do método CRIC. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2007.
Orientador: Antonio Carlos Zambroni de Souza.
54.   Luis Átila R de Melo e Plínio Rívoli Gil. Estudo dirigido sobre os principais tópicos de modelagem digital de sistemas elétricos utilizados em programas baseados no EMTP Electromagnetic Transients Program. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2007.
Orientador: Fernando Nunes Belchior.
55.   Luis Átila Ramos de Melo. Estudo de Estabilidade quase dinâmica de sistemas de potência. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2007.
Orientador: Antonio Carlos Zambroni de Souza.
56.   Luiz Frederico Borges Vasconcelos. Utilização do método de função energia em estudos de estabilidade de tensão. Tese (Doutorado em Doutorado Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2007.
Orientador: Antonio Carlos Zambroni de Souza.
57.   Luís Carlos Pereira. Política de Controle de Tensão com a Utilização da Curva QV. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2007.
Orientador: Antonio Carlos Zambroni de Souza.
58.   Luís Roberto Lara Barbieri. Estudos de fornecimento de energia elétrica em media tensão para condomínios residenciais. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2007.
Orientador: Délvio Franco Bernardes.
59.   Luísa Helena Machado Ribeiro. Metodologia Probabilística para Alocação de Perdas em Sistemas de Transmissão. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2007.
Orientadores: João Guilherme de Carvalho Costa, Antonio Carlos Zambroni de Souza.
60.   Marcelo Campos Honório. Qualidade dos dados transmitidos durante a perfuração de poços de petróleo. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2007.
Orientador: Edson da Costa Bortoni.
61.   Marcelo Ferreira Matos. Utilização de energia solar em sistemas agrícolas. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2007.
Orientador: Délvio Franco Bernardes.
62.   Marcelo Masayuki Fukazawa. Levantamento da curva de magnetização de motores de indução trifásicos. (Graduação em Engenharia Eletrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2007.
Orientador: Angelo José Junqueira Rezek.
63.   Marco Aurélio C. Coutinho Junior. Análise de Robustez de técnicas retangulares de fluxo de carga. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2007.
Orientador: Antonio Carlos Zambroni de Souza.
64.   Maria Carolina Pinho Levy. Mercados de Energia Elétrica: Questões conceituais e modelos de precificação nodal e zonal - uma análise do mercado brasileiro. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá, . 2007.
Co-orientador: Antonio Carlos Zambroni de Souza.
65.   Marçal França dos Santos. A Sustentabilidade da Energia Eólica: Sistemas Híbridos, uma Alternativa de Energia Elétrica para Localidades Isoladas na Amazônia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização no Uso Racional da Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2007.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
66.   Mauro Maia Lellis. Fontes Alternativas de Energia Elétrica no Contexto da Matriz Energética Brasileira: Meio Ambiente, Mercado e Aspectos Jurídicos . Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2007.
Orientador: Jamil Haddad.
67.   Maurílio Pereira Coutinho. Detecção de Ataques em Infra-Estruturas Críticas de Sistemas Elétricos de Potência usando Técnicas Inteligentes. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2007.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
68.   Michele Nascimento Melo. Estudo de Impactos Ambientais através de Proposições Difusas. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização no Uso Racional da Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2007.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
69.   Nelson Dallocchio. Modelagem Orientada a Objetos de Estimadores de Estados Aplicados à Supervisão da Segurança Operativa de Redes Elétricas. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2007.
Orientador: Robson Celso Pires.
70.   Paulo de Tarso Carvalho de Oliveira. Balanço Energético de Estado de Rondônia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização no Uso Racional da Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2007.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
71.   Paulo Fernando Rahme Mota. Medição Fasorial Sincronizada (PMU Phasor Measurement Unit) Aplicada ao Monitoramento da Segurança Operativa do Sistema Interligado Nacional (SIN). (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2007.
Orientador: Robson Celso Pires.
72.   Paulo Rogério Corrêa de Almeida Sobrinho. Formação do Cadastro Georefenciado Sistema de Gestão da Distribuição. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização no Uso Racional da Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2007.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
73.   Rafael F. da Silva; Leonel de D. Leite. Desenvolvimento de um simulador, utilizando a plataforma computacional Matlab , para testes de algoritmos de medição da Qualidade da Energia Elétrica, segundo a Norma IEC-61000-4-30. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2007.
Orientador: Fernando Nunes Belchior.
74.   Reinor Estevam de Azevedo Niero. Formulação de fluxo de carga considerando ações de controle. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2007.
Orientador: Antonio Carlos Zambroni de Souza.
75.   Renan de Souza Moura. Fluxo de carga considerando ações de controle. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2007.
Orientador: Antonio Carlos Zambroni de Souza.
76.   Renato da Costa Aparecido. Proteção contra arcos elétricos internos. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2007.
Orientador: José Maria de Carvalho Filho.
77.   Ricardo Mohallem Rezeck. OTIMIZAÇÃO DE UM SISTEMA DE FRENAGEM DINÂMICA EM UMA MÁQUINA CC. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2007.
Orientador: Angelo José Junqueira Rezek.
78.   Rodrigo Buosi Bassan. Coordenação de Apoio Estudantil. (Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Universidade Federal de Itajubá. 2007.
Orientador: Fernando Nunes Belchior.
79.   Ronaldo da Cunha Vasconcelos. Análise ambiental e simulação para substituição de monitores CRT por LCD. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2007.
Co-orientador: Edson da Costa Bortoni.
80.   Rui Jovita Godinho Corrêa da Silva. Impedância de compensação de queda de tensão em controles conjuntos de tensão de usinas - uma forma de controle secundário de tensão descentralizado. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2007.
Orientador: Antonio Carlos Zambroni de Souza.
81.   Suelen Carvalho Rocha Lima; Tiago Aurélio Veneziano de Lima. Projeto de malhas de controle de tensão e velocidade em um acoplamento máquina síncrona, máquina de corrente contínua. (Graduação em Engenharia Eletrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2007.
Orientador: Angelo José Junqueira Rezek.
82.   Sérgio Augusto dos Santos Lusvarghi. Análise da viabilidade econômica de utilização de um sistema fotovoltaico para suprir cargas emergenciasi da Santa Casa de Misericórdia de Itajubá. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2007.
Orientador: Délvio Franco Bernardes.
83.   Thiago Mikail de Oliveira. Manutenção Preditiva de Motores de Corrente Contínua com Ênfase em MCSA. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2007.
Co-orientador: Germano Lambert-Torres.
84.   Tito Ronald Ocariz Krauer. Uma metodologia de análise de sistemas de potência aplicando o continuado PV e QV no ambiente de planejamento de sistemas elétricos. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2007.
Orientador: Antonio Carlos Zambroni de Souza.
85.   Wagner dos Santos Vieira. Programa Computacional Educativo para Demonstração das Potencialidades dos Algoritmos Genéticos. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2007.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
86.   William Albertassi dos Santos. Utilização de energia solar em sistemas agrícolas. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2007.
Orientador: Délvio Franco Bernardes.
87.   William Alves Carneiro. Avaliação do Comportamento Dinâmico de Turbinaa a Gás Aeroderivativas na Operação em Ciclo Combinado. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2007.
Orientador: Pedro Paulo de Carvalho Mendes.
88.   Álvaro Nunes Magalhães. Introdução aos Métodos de Modelagem Difusos Aplicados em Procedimentos Experimentais. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização no Uso Racional da Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2007.
Orientador: Germano Lambert-Torres.

2006

1.   Alcides Hernando Chávez Espinola. Modernos Centros de Operação: Função do Estimador de Estados no Sistema de Gestão da Rede. (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2006.
Orientador: Robson Celso Pires.
2.   Alessandro Francisco Araújo Dutra. Padronização de Modelos Matemáticos de Turbinas Térmicas em Ciclo Combinado para Estudos de Transitórios Eletromecânicos. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2006.
Orientador: Pedro Paulo de Carvalho Mendes.
3.   Alexandre Barbosa Teixeira. Estudo de Estabilidade em Regime Permanente de uma Máquina Assíncrona com Carga Eólica. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2006.
Orientadores: Antonio Carlos Zambroni de Souza, José Maria de Carvalho Filho.
4.   Alexandre Barroso de Oliveira. Estudo de Modelagem de Geradores em Sistemas de Potência. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2006.
Orientador: Antonio Carlos Zambroni de Souza.
5.   Alexandre Rocha Serpa. Implementação de um chopper transistorizado a IGBT. (Graduação em Engenharia Eletrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2006.
Orientador: Angelo José Junqueira Rezek.
6.   Ana Carolina Rennó Guimarães. Confiabilidade de Sistemas de Distribuição: Calibração de Dados e Mecanismos Baseados em Desempenho. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2006.
Orientador: Armando Martins Leite da Silva.
7.   Anderson Pereira Alves. Estudo, Desenvolvimento e Implementação de Funções Inteligentes em Sensores de Vazão Eletromagnéticos. (Graduando em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Itajubá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2006.
Orientador: Edson da Costa Bortoni.
8.   Bruno de Moura Gomes. Análise Técnico-Econômica da troca de motores de iundução trifásicos sobredimensionados. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2006.
Orientador: Délvio Franco Bernardes.
9.   Carlos Henrique Valério de Moraes. Aplicação de Técnicas Inteligentes no Auxílio à Operação dos Centros de Controle. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2006.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
10.   Evaldo Reno Faria Cintra. Diagnóstico de Cardiopatias baseado no Reconhecimento de Padrões pelo Método de Correlação. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2006.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
11.   Fabiana Rezende Soares. Identificação e mitigação de perdas de água em rede de distribuição através do monitoramento e controle de pressões. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2006.
Orientador: Edson da Costa Bortoni.
12.   Fabrício Emygdio Coutinho. Noções de Funcionamento de Sistemas Elétricos de Grande Porte. (Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2006.
Orientador: Antonio Carlos Zambroni de Souza.
13.   Fernando Rodrigues Alves. Características do disjuntor para abertura de linha de transmissão em vazio - metodologia de estudo. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2006.
Orientador: Antonio Carlos Zambroni de Souza.
14.   Frederico de Oliveira Assunção. Técnicas de Análise Preditiva de Falhas Elétricas em Motores de Indução Trifásico. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2006.
Co-orientador: Germano Lambert-Torres.
15.   FÁBIO GUIMARÃES. IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS DE MONITORAMENTO ON - LINE NA MODERNIZAÇÃO DE UNIDADES GERADORAS. (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Uberlândia, . 2006.
Orientador: Edson da Costa Bortoni.
16.   GEORGE WILSON DA SILVA LIMA. SISTEMAS DE PROTEÇÃO, CONTROLE E AUTOMAÇÃO DE SUBESTAÇÕES E USINAS . (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Uberlândia, . 2006.
Orientador: Edson da Costa Bortoni.
17.   Gilze Belém Borges Chaves. Avaliação de tecnologias para o monitoramento qualitativo de águas minerais. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2006.
Orientador: Edson da Costa Bortoni.
18.   Giovani Zaparoli. Inserção de ações de controle no jacobiano de fluxo de carga. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2006.
Orientador: Antonio Carlos Zambroni de Souza.
19.   Giscard F C Veloso. Localização de Descargas Parciais em Transformadores pela Análise da Emissão Acústica. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2006.
Co-orientador: Germano Lambert-Torres.
20.   Gizelda Maria Daniel Borba. Sistema de Medição Fasorial Sincronizada para o Sistema Elétrico Brasileiro. (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2006.
Orientador: Robson Celso Pires.
21.   Jocilene Karla Pivato Araújo. Determinação de Capacidades de Transmissão de Sistemas Elétricos. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2006.
Orientador: João Guilherme de Carvalho Costa.
22.   José Maciel Filho. Aspectos práticos e teóricos na análise de estabilidade de tensão. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2006.
Orientador: Antonio Carlos Zambroni de Souza.
23.   José Manuel Esteves Vicente. Uma contribuição à automação de ensaios em transformadores de potência. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2006.
Orientador: Angelo José Junqueira Rezek.
24.   José Renato Castro Milanez. Desenvolvimento de um sistema on-line de monitoramento de entre-ferro utiilzando sensores capacitivos. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2006.
Orientador: Edson da Costa Bortoni.
25.   Jussara Antunes da Silva. Análise dos impactos ambientais de geração hidrelétrica: Estudo de caso da usina hidrelétrica Três Irmãos-SP. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2006.
Co-orientador: Edson da Costa Bortoni.
26.   Ladylaine Carolina dos Santos. INFOTUR - um Aplicativo para Obtenção de Informações Turísticas do Vale do Paraíba. (Graduando em Ciência da Computação) - Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Unidade de Lorena, . 2006.
Orientador: Cláudia Eliane da Matta.
27.   Laerte dos Santos. Termografia infravermelha em subestações de alta tensão desabrigadas. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2006.
Orientador: Edson da Costa Bortoni.
28.   Leandro Soares Rezende. Planejamento da Expansão de Sistemas de Transmissão através de Otimização por Colônia de Formigas. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2006.
Orientador: Armando Martins Leite da Silva.
29.   Leonidas Chaves de Resende. Avaliação da Confiabilidade Preventiva de Sistemas Elétricos de Grande Porte Utilizando Redes Neurais. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2006.
Orientador: Armando Martins Leite da Silva.
30.   Levy Ely de Lacerda de Oliveira. Estimativa Automática de Velocidade de Motores de Indução utilizando Sistemas Inteligentes. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2006.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
31.   Leônidas Caeciloari. Técnicas de Análise de Fluxo de Carga e Estabilidade de Tensão. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2006.
Orientador: Antonio Carlos Zambroni de Souza.
32.   LUCIANO DIAS DE ALMEIDA. IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DIGITA DE SUPERVISÃO E CONTROLE EM USINAS HIDRELÉTRICAS. (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Uberlândia, . 2006.
Orientador: Edson da Costa Bortoni.
33.   Luis Fabiano dos Santos. Avaliação de Algoritmos Numéricos de Proteção para Linhas com Compensação Série. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2006.
Orientador: Paulo Márcio da Silveira.
34.   Luis Renato Nogueira Cassanelli. Sistemas Digitais de Proteção de Geradores e Transformadores de uma Usina Hidrelétrica de Grande Porte . (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Uberlândia, . 2006.
Orientador: Edson da Costa Bortoni.
35.   Luiz Carlos Lisboa Theodoro. A construção de Parcerias para viabilizar projetos de produção de energia em comunidades quilombolas e de favelas no Brasil . Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2006.
Orientador: Jamil Haddad.
36.   Luiz Fernando Naporano Delboni. Retirada de sobrecarga através de redespacho de potência ativa. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2006.
Orientador: Antonio Carlos Zambroni de Souza.
37.   Marcel Fernando da Costa Parentoni. Localização de Faltas por Ondas Viajantes em Linhas de Transmissão de Três Terminais Abordagem Baseada em Decomposição Wavelet. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2006.
Orientador: Paulo Márcio da Silveira.
38.   Marcelo Barbosa Ferreira. Integração entre Sistemas de Controle, Supervisão e Aplicativos de Análise de Redes. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2006.
Orientador: Robson Celso Pires.
39.   Marco Aurélio Raphul Azevedo Garcia. Reflexões Metodológicas sobre a Operação de Sistemas Hidrotérmicos de Energia Elétrica. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2006.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
40.   Maurício Corona Machado. Análise Técnico-Econômica da troca de motores de indução trifásicos sobredimensionados. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2006.
Orientador: Délvio Franco Bernardes.
41.   Milton Nunes da Silva Filho. Sistema Inteligente para Tomada Rápida de Decisões nos Sistemas Elétricos. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2006.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
42.   Márcio Simão Moreira. Estudos de Métodos Desacoplados e Estabilidade de Tensão. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2006.
Orientador: Antonio Carlos Zambroni de Souza.
43.   Nelson Gustavo Aguirre Alcaraz. Importância da Análise de Observabilidade na Supervisão em Tempo Real da Segurança Operativa de Sistemas Elétricos de Potência. (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2006.
Orientador: Robson Celso Pires.
44.   Rafael Costa Ribeiro. Análise, simulação e implementação de conversores CCC de seis e doze pulsos. (Graduação em Engenharia Eletrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2006.
Orientador: Angelo José Junqueira Rezek.
45.   Rafael Jorge Port. Uma análise Aplicada sobre Medição e Faturamento de Potência e Energias não Ativas. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2006.
Orientador: Jamil Haddad.
46.   Renan Mauad Bernardes. Análise do Impacto da Corrente de Energização de Transformadores de Potência a Seco em Sistemas de Proteção. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2006.
Orientador: José Maria de Carvalho Filho.
47.   Roberto Teixeira Siniscalchi. Determinação do rendimento de geradores síncronos pelo método calorimétrico utilizando técnicas de termografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CESE Geração) - Universidade Federal de Itajubá, . 2006.
Orientador: Edson da Costa Bortoni.
48.   Sidney Rodrigues de Oliveira Junior. O ensino da matematica auxiliado por jogos de computador. (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Unidade de Lorena, . 2006.
Orientador: Cláudia Eliane da Matta.
49.   Sérgio Carmini Cerchiari. Determinação de Curvas Típicas de Demanda de Consumidores de Baixa Tensão utilizando Mapas Auto-Organizáveis para Clusterização e Rough Sets para Classificação de Consumidores. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, . 2006.
Co-orientador: Germano Lambert-Torres.
50.   Tarik Pereira Mohallem. Estudo, Aplicação e Simulação de Técnicas Lineares de Otimização no Fluxo de Carga em Redes de Energia Elétrica. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2006.
Orientador: Antonio Carlos Zambroni de Souza.
51.   Tarik Pereira Mohallem. Técnicas Iterativas e Não Iterativas Aplicadas ao Problema de Colapso de Tensão. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2006.
Orientador: Antonio Carlos Zambroni de Souza.
52.   Vinícius Antonio Areias e Ewerton Scaboro da Silva. Algoritmos Genéticos. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2006.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
53.   Warlley de Souza Sales. Planejamento de Sistemas de Geração com Elevada Penetração Eólica. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2006.
Orientador: Armando Martins Leite da Silva.

2005

1.   Adriana Aparecida dos Santos Izidoro. Uma contribuição ao estudo dos conversores comutados a capacitores (CCC). Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2005.
Orientador: Angelo José Junqueira Rezek.
2.   Ahmed Ali Abdala Esmin. Estudo de Aplicação do Algoritmo de Otimização por Enxame de Partícula na Resolução de Problemas de Otimização Ligados ao SEP. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2005.
Orientadores: Antonio Carlos Zambroni de Souza, Germano Lambert-Torres.
3.   Alessandra Sassá da Silva. Aprender Interativo - Hipermídia Educacional. (Graduando em Ciência da Computação) - Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Unidade de Lorena, . 2005.
Orientador: Cláudia Eliane da Matta.
4.   Alessandra Sassá da Silva; Rodrigo Rodrigues da N. Neves. Aprender interativo: hipermídia educacional. (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Unidade de Lorena, . 2005.
Orientador: Cláudia Eliane da Matta.
5.   Alexandre Gonçalves Leite. Vantagens e Desvantagens da Utilização da Curva Tomate na Função 40 das Novas Unidades Geradoras da Hidrelétrica de Itaipú. (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2005.
Orientador: Paulo Márcio da Silveira.
6.   Andre Colen. Sistema de Detecção de Falhas de Manobras em Seccionadores de Alta Tensão baseado em Processamento Digital de Sinais. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2005.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
7.   André Balzi. Relações entre Qualidade da Energia Elétrica e Relés de Proteção Microprocessados. (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2005.
Orientador: Paulo Márcio da Silveira.
8.   André Luiz dos Santos. Avaliação do potencial de conservação de energia em motores elétricos no Brasil. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2005.
Orientador: Edson da Costa Bortoni.
9.   Antonio Faria Neto. Formulação Variacional para o Eletromagnetismo e suas Aplicações. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2005.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
10.   Armando Silva Filho. Análise Regulatória das Condições de Interconexão da Geração distribuída: Requisitos para os Procedimentos de Distribuição . Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2005.
Orientadores: Jamil Haddad, Edson da Costa Bortoni.
11.   Cláudio Henrique Mesquita de Carvalho. Análise de um compensador estático de reativos baseado em sistema inversor multinível de 24 pulsos. (Graduação em Engenharia Eletrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2005.
Orientador: Angelo José Junqueira Rezek.
12.   Daniel Augusto Gonçalves da Silva. Análise Comparativa entre Aplicação de CCMs Convencionais e Inteligentes. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2005.
Orientador: José Maria de Carvalho Filho.
13.   Daniel de Oliveira Lacerda. Sistema Abrangente de Otimização de Projeto de Enrolamentos Elétricos. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2005.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
14.   Denniz Irmo Zorzal Rossi. Implementação de Lógicas de Intertravamento e Proteção Microprocessadas em Painéis Elétricos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2005.
Orientador: Paulo Márcio da Silveira.
15.   Diego Luiz Santos Pereira, Natália Pereira Lessa. Análise da Íris humana para Identificação em Sistemas. (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Itajubá, . 2005.
Orientador: Edson da Costa Bortoni.
16.   Djalma Rocha. Proteção da Interface entre Concessionária e Consumidor Industrial com Cogeração. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Sistemas Elétricos) - Universidade Federal de Itajubá, . 2005.
Orientador: José Maria de Carvalho Filho.
17.   Edmundo Santos da Silva. Proteção do Ponto de Conexão de uma Unidade de Processamento de Petróleo Autoprodutora Visando Mitigar os Efeitos Causados por Distúrbios no Sistema Elétrico Interligado. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Sistemas Elétricos) - Universidade Federal de Itajubá, . 2005.
Orientador: José Maria de Carvalho Filho.
18.   Efren Ferreira. Estudo de um Algoritmo de Mineração de Dados Aplicado à Avaliação de Curvas de Consumo de Energia Elétrica. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2005.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
19.   Elizandro Esteban Rodrigues Buzarquis. Uso de uma Aplicação Informática como Ferramenta de Apoio nos Ajustes de Relés de Sobrecorrente de Tempo Inverso. (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2005.
Orientador: Paulo Márcio da Silveira.
20.   Fabrício da Silva Tibério. Análise de Sobretensão em Sistemas Industriaisu na Presença de Sinais Distorcidos. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2005.
Orientador: Délvio Franco Bernardes.
21.   Felipe Leonardo Gomes. O SAG em uma Refinaria de Petróleo. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Sistemas Elétricos) - Universidade Federal de Itajubá, . 2005.
Orientador: José Maria de Carvalho Filho.
22.   Fernanda Ferreira Matos. Análise Jurídica da Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública no Brasil: COSIP . Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2005.
Orientador: Jamil Haddad.
23.   Fernando Buzzulini Prioste. Avaliação da Influência das Fast-Valving no Comportamento Dinâmico dos Sistemas Elétricos de Potência. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - International Union Of Biochemistry, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2005.
Orientadores: Claudio Ferreira, Pedro Paulo de Carvalho Mendes.
24.   Francisco Egidio Peixoto Costa. O Produto da Atividade de Análise de Perturbações no Sistema de Transmissão de Energia Elétrica. (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2005.
Orientador: Paulo Márcio da Silveira.
25.   Fritz Walter Mohn. Métodos Desacoplados no Cálculo da Margem de Carga. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2005.
Orientador: Antonio Carlos Zambroni de Souza.
26.   Fábio de Lollo. Aspectos da Proteção Industrial Considerando a Cogeração e a Interligação com a Concessionária. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Sistemas Elétricos) - Universidade Federal de Itajubá, . 2005.
Orientador: José Maria de Carvalho Filho.
27.   Gisele Monteiro. Alternativas para Coordenação da Proteção para Faltas à Terra em Sistema Estrela Aterrado - Delta. (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2005.
Orientador: Paulo Márcio da Silveira.
28.   Guilherme Dayrell Borba. Reconhecimento da face. (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Itajubá, . 2005.
Orientador: Edson da Costa Bortoni.
29.   Gustavo de Souza Francisco. Avaliação de Ferramentas de Análise de Estabilidade de Tensão. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2005.
Orientador: Antonio Carlos Zambroni de Souza.
30.   Helder Luiz Vendramini de Paula. Tutor inteligente com suporte de voz num ambiente de ensino a distância. (Graduando em Ciência da Computação) - Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Unidade de Lorena, . 2005.
Orientador: Cláudia Eliane da Matta.
31.   Helder Luiz Vendramini de Paula Pardo; Rogério da S. Souza. Suporte de voz num ambiente de ensino a distância. (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Unidade de Lorena, . 2005.
Orientador: Cláudia Eliane da Matta.
32.   Inivaldo Souza Filho. Análise de Sobretensão em Sistemas Industriais na Presença de Sinais Distorcidos. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2005.
Orientador: Délvio Franco Bernardes.
33.   Ivan Ferreira Pinto. Controlador de Demanda e Fator de Potência. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2005.
Orientador: Paulo Márcio da Silveira.
34.   Ivan Ferreira Pinto. Sistema de Aferição de Medição de Energia. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2005.
Orientador: Paulo Márcio da Silveira.
35.   Jacques Miranda Filho. Investimento em Distribuição utilizando Opções Reais . Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2005.
Orientador: Jose Wanderley Marangon Lima.
36.   José Geraldo Arantes. Diagnóstico de Falhas em Transformadores de Potência pela Análise de Gases Dissolvidos em Óleo Isolante através de Redes Neurais. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2005.
Orientadores: Edson da Costa Bortoni, Germano Lambert-Torres.
37.   João Norberto dos Santos Ribeiro. Estimação de Estados de um Sistema de Potência Utilizando a Tecnologia PMU. (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2005.
Orientador: Robson Celso Pires.
38.   Jukio César Gasparini. Análise de Sobretensão em Sistemas Industriais na Presença de Sinais Distorcidos. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2005.
Orientador: Délvio Franco Bernardes.
39.   Juliana Rodrigues Pereira da Silva. Desenvolvimento de Modelos Matemáticos de Turbinas a Gás Aeroderivativas em Ciclo Combinado para Estudos de Estabilidade de Sistemas Elétricos de Potência . (Graduando em Engenharia Elétrica) - International Union Of Biochemistry, . 2005.
Orientador: Pedro Paulo de Carvalho Mendes.
40.   Leandro Mascher. Aplicações de Disjuntores em Sistemas Elétricos. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2005.
Orientador: Paulo Márcio da Silveira.
41.   Luana Medeiros Marangon Lima. Aplicação de Técnicas Lineares e Não Lineares de Otimização em Sistemas Elétricos. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2005.
Orientador: Antonio Carlos Zambroni de Souza.
42.   Luis Fabiano dos Santos. Avaliação de Algoritmos Numéricos de Proteção para Linhas com Compensação Série. (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2005.
Orientador: Paulo Márcio da Silveira.
43.   Luis Gustavo Deltregia. Ensaios em Medidores de Energia Elétrica sob Condições Não-Senoidais. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2005.
Orientador: Paulo Márcio da Silveira.
44.   Luis Gustavo Deltregia. Estudo, Desenvolvimento e Implementação de Placas de Transdução de Sinais de Tensão e Corrente em Aplicações de Medição de Energia Elétrica. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2005.
Orientador: Paulo Márcio da Silveira.
45.   Mabel Scianni Morais. Tarifação Combinada de Redes de Gás e Eletricidade. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2005.
Orientador: Jose Wanderley Marangon Lima.
46.   Marcelo Campos Honório. Transmissão de dados através de fluido de perfuração. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2005.
Orientador: Edson da Costa Bortoni.
47.   Marco Antonio Conti Craveiro. Reconhecimento da Mão. (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Itajubá, . 2005.
Orientador: Edson da Costa Bortoni.
48.   Marco Aurélio de Souza. Proteção Diferencial de Geradores. (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2005.
Orientador: Paulo Márcio da Silveira.
49.   Marcos Vinicius Xavier Dias. Geração Distribuída no Brasil: Oportunidades e Barreiras . Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2005.
Orientadores: Jamil Haddad, Edson da Costa Bortoni.
50.   Maykoll Telles Pereira. Tutores inteligentes apoiados em motivação. (Graduando em Ciência da Computação) - Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Unidade de Lorena, . 2005.
Orientador: Cláudia Eliane da Matta.
51.   Márcio Henrique Lima Nascimento. Impacto de Centrais Eólicas no Mercado de Energia Elétrica. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2005.
Orientador: Jose Wanderley Marangon Lima.
52.   Onofre Bueno Filho. Sensor analisador ultra-sônico para soluções de ácido clorídrico. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2005.
Orientador: Edson da Costa Bortoni.
53.   Pedro Camilo de Oliveira e Silva. Aplicação do MATLAB à Resolução de Circuitos Elétricos Lineares de Corrente Contínua com Desenvolvimento de Interfaces Gráficas para o Aplicativo . (Graduando em Engenharia Elétrica) - International Union Of Biochemistry, . 2005.
Orientador: Pedro Paulo de Carvalho Mendes.
54.   Rafael Coradi Leme. Aplicações da Incorporação de redespacho no Jacobiano do Fluxo de Potência Durante o método da Continuação. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2005.
Orientador: Antonio Carlos Zambroni de Souza.
55.   Rafael Vivarelli Molina. Reconhecimento de digitais. (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Itajubá, . 2005.
Orientador: Edson da Costa Bortoni.
56.   Renato Massoni Capelini. Aplicações gerais do regulador eletrônico de tensão. (Graduação em Engenharia Eletrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2005.
Orientador: Angelo José Junqueira Rezek.
57.   Ricardo Mion. Ferramenta Estatística de GARCH (Generalized Auto-Regressive Conditional Heteroskedastic) Aplicada à Geração de Pseudmedidas e Manutenção de Redes Elétricas Observáveis. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2005.
Orientador: Robson Celso Pires.
58.   Rodrigo Alves Pereira. Sensor Ultra-Sônico por Tempo de Trânsito para Determinação de Vazão e de Perfil de Escoamento. (Graduando em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Itajubá, . 2005.
Orientador: Edson da Costa Bortoni.
59.   Rodrigo Praxedes dos Reis. Métodos de Solução de Fluxo de Carga. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2005.
Orientador: Antonio Carlos Zambroni de Souza.
60.   Rogério da Silva e Souza. Tutor inteligente com suporte de voz num ambiente de ensino a distância. (Graduando em Ciência da Computação) - Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Unidade de Lorena, . 2005.
Orientador: Cláudia Eliane da Matta.
61.   Rulemar Pessoa Silva. Recursos Administrativos na ANEEL: Decisões e Proposta de Jurisprudência . Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2005.
Orientadores: Jamil Haddad, Edson da Costa Bortoni.
62.   Thiago Augusto Nogueira de Deus e Tyago Silva Bernardes. Reconhecimento de Voz. (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Itajubá, . 2005.
Orientador: Edson da Costa Bortoni.
63.   Thiago Pacífico Sparvoli Costa. Dimensionamento de Reserva Técnica de Transformadores de Distribuição usando Critérios Probabilísticos. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2005.
Orientador: João Guilherme de Carvalho Costa.
64.   Valmir Ziolokowski. Desempenho dos Equipamentos de Proteção de Sistemas Elétricos de Distribuição para a Detecção de Queda de Condutor Energizado ao Solo.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2005.
Orientador: Paulo Márcio da Silveira.
65.   Yvo Marcelo Chiaradia Masselli. Sugestão de Sistema Híbrido Neuro-Genético como Alternativa à Avaliação de Curvas de Consumo de Energia Elétrica. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2005.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
66.   Élem Simões F. Barbosa; et all. Desenvolvimento de uma Metodologia para Gestão do Ensino a Distância no Contexto Educacional Brasileiro. (Graduação em Administração) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila, . 2005.
Orientador: Cláudia Eliane da Matta.

2004

1.   Alexandre Estácio Feo. Implementação de Um Estabilizador de Sistemas de Potência Utilizando Compensador Fuzzy com Características Lead/Lag. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2004.
Orientador: Antonio Carlos Zambroni de Souza.
2.   Alisson Luiz Carvalho de Oliveira. Análise de Sistemas de Potência em Processamentos Digitais de Sinais. (Graduação em Engenharia Elétrica) - International Union Of Biochemistry, . 2004.
Orientador: Pedro Paulo de Carvalho Mendes.
3.   Alisson Luiz Carvalho de Oliveira. Aplicação do Programa DIgSILENT Power Factory à Análise e Modelagem Polifásica de Componentes de Sistemas de Distribuição. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2004.
Orientador: Robson Celso Pires.
4.   Ana Rita Xavier Haj Mussi. Avaliação das Características Operativas do Controle Automático de Geração da Companhia Paranaense de Energia - COPEL . (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Sistemas Elétricos Cese) - International Union Of Biochemistry, . 2004.
Orientador: Pedro Paulo de Carvalho Mendes.
5.   André Balzi. Análise na Propagação de Afundamentos de Tensão em Sistemas Elétricos. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Itajubá, . 2004.
Orientador: Paulo Márcio da Silveira.
6.   André Caetano Rocha de Andrade. Análise e Modelagem de Componentes de Sistemas de Distribuição. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2004.
Orientador: Robson Celso Pires.
7.   Benedito Isaias Lima Lopes. Estabilidade de Sistemas Elétricos no Horizonte de Curto e Longo Prazos. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2004.
Orientador: Antonio Carlos Zambroni de Souza.
8.   Caio Marcus Dias Flausino. Proposta de Reestruturação da Rede UNIFEI utilizando os Atuais Paradigmas da Comunicação de Dados. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2004.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
9.   Camila de Vasconcelos Schneider. Técnicas de Controle de Tensão em Sistemas de Potência. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2004.
Orientador: Antonio Carlos Zambroni de Souza.
10.   Carlos Benjamin V Cordero. Projeto e ajuste simultãneo de controladores em cascata e compensadores de realimentação pelo método das inequações. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2004.
Co-orientador: Angelo José Junqueira Rezek.
11.   Cláudio Castro Prado. Torques Harmônicos produzidos durante a partida de Motores de Indução tri8fásicos alimentados por tensões não senoidais. Tese (Doutorado em Doutorado Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2004.
Co-orientador: Délvio Franco Bernardes.
12.   Cláudio Rodrigo Torres. Sistema Inteligente Paraconsistente para Controle de Robôs Autônomos. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2004.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
13.   Cíntia Pereira de Freitas; Denise Helena Ferreira. Implementação da Ferramenta Revisão por Pares no Ambiente TelEduc. (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário de São Paulo - Unidade de Lorena, . 2004.
Orientador: Cláudia Eliane da Matta.
14.   Dalmo Júnior Ribeiro. Metodologia para Avaliação da Estabilidade dos Sistemas Elétricos de Plataforma de Petróleo Offshore em Operações Interligadas. (Graduação em Engenharia Elétrica) - International Union Of Biochemistry, . 2004.
Orientador: Pedro Paulo de Carvalho Mendes.
15.   Daniel de Macedo Medeiros. A utilização de bombas operando como turbinas e geradores de indução na geração de energia elétrica. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2004.
Co-orientador: Angelo José Junqueira Rezek.
16.   Danilo Silva Passos. Fluxo de Carga Desacoplado Rápido Aplicado ao Método da Continuação. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2004.
Orientador: Antonio Carlos Zambroni de Souza.
17.   David Lobo Sigismondi. Avaliação Geral sobre Proteção de Geradores. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Sistemas Elétricos) - Universidade Federal de Itajubá, . 2004.
Orientador: Paulo Márcio da Silveira.
18.   Douglas Nascimento de Carvalho. Dispositivos Limitadores de Correntes de Curto-Circuito. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2004.
Orientador: José Maria de Carvalho Filho.
19.   Eben - Ezer Prates da Silveira. Implementação de um sistema de partida e controle de velocidade para máquina síncrona. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2004.
Orientador: Angelo José Junqueira Rezek.
20.   Elaine Araújo de Sousa. Desenvolvimento de Banco de Dados de Equipamentos de Geração e Transmissão de Energia Elétrica Referente ao Sistema Elétrico Brasileiro . (Graduando em Engenharia Elétrica) - International Union Of Biochemistry, . 2004.
Orientador: Pedro Paulo de Carvalho Mendes.
21.   Francisco Galvão Junior. Análise de Distorções Harmônicas Causadas por Lâmpadas Fluorescentes Compactas. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2004.
Orientador: Paulo Márcio da Silveira.
22.   Giancarlo Mantovani. Prospecção de Dados para Automação de Subestações. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2004.
Orientador: Paulo Márcio da Silveira.
23.   Guilherme Canassa Basseto. Análise de Sistemas de Potência em Processamentos Digitais de Sinais. (Graduação em Engenharia Elétrica) - International Union Of Biochemistry, . 2004.
Orientador: Pedro Paulo de Carvalho Mendes.
24.   Guilherme Canassa Basseto. Avaliação dos Sistemas de Controle Automático de Geração em um Cenário Competitivo . (Graduando em Engenharia Elétrica) - International Union Of Biochemistry, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2004.
Orientador: Pedro Paulo de Carvalho Mendes.
25.   Guilherme Sousa Bastos. Otimização da operação de centrais hidrelétricas pela distribuição inteligente de carga entre máquinas. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2004.
Co-orientador: Edson da Costa Bortoni.
26.   Isabel Cristina Ribeira da Rosa. Classificação de Sinais Eletrocardiográficos Usando Redes Neurais Artificiais. (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário de São Paulo - Unidade de Lorena, . 2004.
Orientador: Cláudia Eliane da Matta.
27.   Ivana Campos Honório. Sistema Especial de Proteção e Proteção para Perda de Sincronismo: Estabelecimento de Critérios e Procedimentos para Seletividade e Priorização. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - International Union Of Biochemistry, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2004.
Orientador: Pedro Paulo de Carvalho Mendes.
28.   Josiane Silva de Freitas Macedo. Administração no GQEE. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Itajubá, . 2004.
Orientador: Paulo Márcio da Silveira.
29.   José Adriano Mendes Silva. Análise Comparativa de Resultados de Simulação de Afundamentos de Tensão Utilizando Programas de Curto-Circuito e de Transitórios Eletromagnéticos . Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2004.
Orientador: José Maria de Carvalho Filho.
30.   José Eugênio Lopes de Almeida. Utilização de Lâmpadas Fluorescentes Compactas Associadas a outras Cargas não Lineares - seus Impactos em um Sistema de Distribuição. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2004.
Orientador: Paulo Márcio da Silveira.
31.   José Rafael dos Santos. Controle vetorial de motores de indução trifásicos assumindo imposição de correntes. (Graduação em Engenharia Eletrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2004.
Orientador: Angelo José Junqueira Rezek.
32.   João Fiorini e Tiago Walder e Daniela Donner. Análise em regime permanente do compensador estático de reativos - SVC. (Graduação em Engenharia Eletrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2004.
Orientador: Angelo José Junqueira Rezek.
33.   João Ricardo Paes de Barros. Planejamento da Expansão da Transmissão Baseado em Custos Marginais de Confiabilidade. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2004.
Orientador: Armando Martins Leite da Silva.
34.   João Veloso e Divino Borges e Paulo Pinto. Análise energética de MIT acionado por intermédio de inversor de frequência. (Graduação em Engenharia Eletrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2004.
Orientador: Angelo José Junqueira Rezek.
35.   Leandro Ch Martins. Desenvolvimento de um regulador de tensão para geração elétrica através do método de controle de modo deslizante. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2004.
Co-orientador: Angelo José Junqueira Rezek.
36.   Leopoldo Uberto Ribeiro Junior. Contribuições metodológicas visando à outorga do uso de recursos hídricos para geração hidrelétrica. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2004.
Co-orientador: Edson da Costa Bortoni.
37.   Marcel Fernando da Costa Parentoni. Impacto Causado pelo Uso de Cargas Não-Lineares em Transformadores. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2004.
Orientador: Paulo Márcio da Silveira.
38.   Marcel Fernando da Costa Parentoni. Impacto de uso de LFCs nos Sistemas de Distribuição. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Itajubá, . 2004.
Orientador: Paulo Márcio da Silveira.
39.   Marcelo Aroca Tomim. Análise de Estabilidade em Regime Permanente de Sistemas Elétricos Susceptíveis à Ressonância Subsíncrona. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - International Union Of Biochemistry, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2004.
Orientadores: Antonio Carlos Zambroni de Souza, Pedro Paulo de Carvalho Mendes.
40.   Marila Dias de Araújo. Desenvolvimento de Banco de Dados de Equipamentos de Geração e Transmissão de Energia Elétrica Referente ao Sistema Elétrico Brasileiro . (Graduando em Engenharia Elétrica) - International Union Of Biochemistry, . 2004.
Orientador: Pedro Paulo de Carvalho Mendes.
41.   Meronides Jonnel Ramos. Proteção Diferencial Longitudinal. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Sistemas Elétricos) - Universidade Federal de Itajubá, . 2004.
Orientador: Paulo Márcio da Silveira.
42.   Natália da Silva Caldeira. Desenvolvimento de Banco de Dados de Equipamentos de Geração e Transmissão de Energia Elétrica Referente ao Sistema Elétrico Brasileiro . (Graduando em Engenharia Elétrica) - International Union Of Biochemistry, . 2004.
Orientador: Pedro Paulo de Carvalho Mendes.
43.   Patricia Cerávolo Rodrigues de Paiva Nunes Oliveira. Ajuste de Regras e Funções de Pertinência utilizando Algoritmos Genéticos. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2004.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
44.   Paulo Umekita Shirozaki. Modelos Matemáticos Simplificados para Cogeração. (Graduação em Engenharia Elétrica) - International Union Of Biochemistry, . 2004.
Orientador: Pedro Paulo de Carvalho Mendes.
45.   Ricardo Minato. Análise da Influência da Modelagem de Componentes no Estudo da Propagação de Afundamentos de Tensão. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2004.
Orientador: José Maria de Carvalho Filho.
46.   Sergio Camilo Sicardi Bom Joanni. Proteção Contra Descargas Atmosféricas. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2004.
Orientador: José Maria de Carvalho Filho.
47.   Sérgio Manzione. Modernização e Eficientização dos Sistemas de Iluminação Pública Municipais: O Caso da Bahia. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2004.
Orientador: Jamil Haddad.
48.   Tarik Pereira Mohallem. Aplicação de Técnicas Lineares de Otimização. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2004.
Orientador: Antonio Carlos Zambroni de Souza.
49.   Thiago Clé de Oliveira. Desenvolvimento e Aplicação de um Sistema de Software para Afundamentos de Tensão. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2004.
Orientador: José Maria de Carvalho Filho.
50.   Tiago de Souza Domingues. Fatores Determinantes e Condicionantes para Políticas Públicas de Substituição Gás x Eletricidade no Uso Final. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2004.
Orientador: Hector Arango.
51.   Tony Youssif Teixeira Darido. Análise comparativa de desempenho de reguladores digitais em acionamento de motor de corrente contínua excitação série. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2004.
Orientador: Angelo José Junqueira Rezek.
52.   Valério Oscar Albuquerque. Modelo Quase Dinâmico Aplicado ao Sistema CEMIG. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2004.
Orientador: Antonio Carlos Zambroni de Souza.
53.   Vinicius Zimmermann Silva. Implementação de um estimador de velocidade em linguagem C++ em substituição ao taco gerador para controle de velocidade de motor de corrente contínua. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2004.
Orientador: Angelo José Junqueira Rezek.
54.   Yuri Cândido da Silva. Desenvolvimento de Software de Análise de Distorção Harmônica em Redes de Distribuição. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2004.
Orientador: Paulo Márcio da Silveira.

2003

1.   Adriano Corrêa e Alexandre Fadel e Adriano Oliveira. Influência da comutação na atenuação de harmônicos. (Graduação em Engenharia Eletrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2003.
Orientador: Angelo José Junqueira Rezek.
2.   Alexandre Godoy Rezende. Estudo da Tecnologia de Regulação de Velocidade para Turbinas Hidráulicas. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade de Taubaté, . 2003.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
3.   Alexandre Rasi Aoki. Uma Proposta de Arquitetura Multi-Agente para Operação de Sistemas Elétricos. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2003.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
4.   Alexandre Viana Braga. Modelagem ajuste e implementação de um sistema de controle de tensão para gerador de indução. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2003.
Orientador: Angelo José Junqueira Rezek.
5.   Allana Chaves Pereira. Aplicação das técnicas de manutenção produtiva total TPM na indústria. (Graduação em Engenharia Eletrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2003.
Orientador: Angelo José Junqueira Rezek.
6.   André Balzi. Implantação, Simulação e Análise de um Sistema Completo de Proteção Diferencial de Transformadores Através do Simulink-Matlab. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2003.
Orientador: Paulo Márcio da Silveira.
7.   André Carlos Bertolini. Programa Computacional para Geração de Conjuntos Reduzidos baseado na Teoria de Conjuntos Aproximados. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2003.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
8.   André Luiz Zamponi Ribeiro. Sistematização de Procedimentos para Inspeção de Instalações Elétricas Prediais. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2003.
Orientador: Antonio Tadeu Lyrio de Almeida.
9.   André Pereira Portes. Fault Isolation Project. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade de Taubaté, . 2003.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
10.   Augusto Cesar Gonçalves Neves. Tipos de Aterramento e seus Princípios de Proteção. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2003.
Orientador: Paulo Márcio da Silveira.
11.   Bruno Frainer Pinotti. Ensaios, simulações computacionais e acionamentos de máquinas elétricas. (Graduando em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Itajubá, . 2003.
Orientador: Antonio Tadeu Lyrio de Almeida.
12.   Camila Ribeiro Ferreira. Sistema Inteligente para o Restabelecimento de Sistemas de Distribuição de Energia Elétrica. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2003.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
13.   Carlos Alberto Guia Pereira. Otimização de reguladores para acionamento controlado de motores de indução alimentados por intermédio de inversor de corrente tiristorizado com comutação natural. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2003.
Orientador: Angelo José Junqueira Rezek.
14.   Carlos Henrique Rennó Ribeiro Santos. Influência do STATCOM na Estabilidade de um Sistema Elétrico de Potência. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - International Union Of Biochemistry, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2003.
Orientadores: Claudio Ferreira, Pedro Paulo de Carvalho Mendes.
15.   Daniel Marrocos Camposilvan. Uma Contribuição a Avaliação de Contratos Bilaterais de Suprimento de Energia Elétrica. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2003.
Co-orientador: Hector Arango.
16.   David Fagundes Fabri. Características Operativas do Controle Automático de Geração em um Ambiente Competitivo. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - International Union Of Biochemistry, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2003.
Orientadores: Claudio Ferreira, Pedro Paulo de Carvalho Mendes.
17.   Deyvid Lennon Silva Marques. Análise de Modelos de Geradores e Motores de Indução no Programa ATP - Parte 1. (Graduação em Engenharia Elétrica) - International Union Of Biochemistry, . 2003.
Orientadores: Claudio Ferreira, Pedro Paulo de Carvalho Mendes.
18.   Deyvid Lennon Silva Marques. Modelagem de Geradores e Motores de Indução no Programa ATP. (Graduando em Engenharia Elétrica) - International Union Of Biochemistry, . 2003.
Orientador: Pedro Paulo de Carvalho Mendes.
19.   Diego Blaziza Borghi. Implementação de um circuito para variação de frequência do chopper transistorizado monoquadrante. (Graduação em Engenharia Eletrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2003.
Orientador: Angelo José Junqueira Rezek.
20.   Eder Garcia Caetano Novaes. Aplicação da conexão unitària na geração de energia elétrica com rotação variável. (Graduação em Engenharia Eletrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2003.
Orientador: Angelo José Junqueira Rezek.
21.   Eder Garcia Caetano Novaes. Estudo de rotação variável de grupos geradores de centrais hidrelétricas. (Graduando em Engenharia Eletrica) - Universidade Federal de Itajubá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2003.
Orientador: Angelo José Junqueira Rezek.
22.   Edna Raimunda da Silva. Ferramentas de tecnologia da informação aplicadas à comercialização de energia. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2003.
Orientador: Edson da Costa Bortoni.
23.   Edson Rodrigues da Silva Junior Leandro Nishikawa. Estudo da Utilização da Metodologia TPM Aplicada à Manutenção Industrial. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade de Taubaté, . 2003.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
24.   Eduardo Sormanti Hassin. Continuidade dos serviços de distribuição de energia elétrica: Análise regulatória, correlação dos indicadores e metodologia de compensação ao consumido. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2003.
Orientador: Edson da Costa Bortoni.
25.   Elder Geraldo Domingues. Análise de Riscos para Otimizar Carteiras de Ativos Físicos em Geração de Energia Elétrica. Tese (Doutorado em Doutorado Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2003.
Orientador: Hector Arango.
26.   Fabiano Ricardo Moreira. Melhorias no Processo de Fabricação de Serpentinas. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade de Taubaté, . 2003.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
27.   Fabiano Souza e Reinaldo Canova e Fábio Santos. Implementação computacional do efeito da reatãncia na comutação de tiristores. (Graduação em Engenharia Eletrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2003.
Orientador: Angelo José Junqueira Rezek.
28.   Fabio Bergamini Tangerino. Dispositivos FACTS Aplicados ao PACDYN. (Graduação em Engenharia Elétrica) - International Union Of Biochemistry, . 2003.
Orientador: Pedro Paulo de Carvalho Mendes.
29.   Fabio Bergamini Tangerino. Análise de Amortecimentos de Oscilação em Sistemas Elétricos de Potência Proporcionados por PSS e TCSC . (Graduando em Engenharia Elétrica) - International Union Of Biochemistry, . 2003.
Orientador: Pedro Paulo de Carvalho Mendes.
30.   Francisco Heider Willy dos Santos; Matheus Pereira da Silva. Desenvolvimento de um Medidor de Vazão Eletromagnético. (Graduando em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Itajubá, . 2003.
Orientador: Edson da Costa Bortoni.
31.   Frederico de Oliveira Assunção. Classificador Baseado na Teoria dos Conjuntos Aproximados Aplicados ao Diagnóstico de Falhas em Motores de Indução Trifásicos Monitorados através de Sinais Acústicos, Elétrico e de Vibração. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2003.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
32.   Fábio Pricoli. Análise Transitória de Reatores Série em Sistema Elétrico de Potência. (Graduação em Engenharia Elétrica) - International Union Of Biochemistry, . 2003.
Orientador: Pedro Paulo de Carvalho Mendes.
33.   Fábio Prícoli. Implementação e avaliação de um compensador estático de reativos baseado em sistema inversor multinível de 48 pulsos. (Graduando em Engenharia Eletrica) - Universidade Federal de Itajubá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2003.
Orientador: Angelo José Junqueira Rezek.
34.   Gustavo Pérez Alvarez. Planejamento e Valoração da Reserva de Potência Ativa em Ambientes Competitivos. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2003.
Orientador: Armando Martins Leite da Silva.
35.   Helga Gonzaga Martins. A Lógica Paraconsistente Anotada de Quatro Valores - LPA4v Aplicada em Sistema de Raciocínio Baseado em Casos para o Restabelecimento de Subestações Elétricas. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2003.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
36.   Henderson Fernando Ribeiro Querne. Análise Transitória de Reatores Série em Sistema Elétrico de Potência. (Graduação em Engenharia Elétrica) - International Union Of Biochemistry, . 2003.
Orientador: Pedro Paulo de Carvalho Mendes.
37.   Humberto Marinho de Faria. Cálculo de Curto-Circuito em Sistemas Industriais - Análise Comparativa entre as Metodologias IEC e ANSI. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2003.
Orientador: José Maria de Carvalho Filho.
38.   Hélio de Souza Bastos. Um Modelo de Promoção da Eficiência Energética no Segmento Residencial pela Substituição de Lâmpadas Incandescentes por Lâmpadas Fluorescentes Compactas: Estudo de Caso em Rondônia. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2003.
Orientador: Jamil Haddad.
39.   Isaac Luiz Nunes. Estudo de Metodologia de Ajustes de Controle Automático de Geração. (Graduação em Engenharia Elétrica) - International Union Of Biochemistry, . 2003.
Orientador: Pedro Paulo de Carvalho Mendes.
40.   Ivana Campos Honório. Sistema Especial de Proteção e Proteção de Perda de Sincronismo: Estabelecimento de Critérios e Procedimentos para Seletividade e Priorização. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2003.
Co-orientador: Jose Wanderley Marangon Lima.
41.   Janaína Botelho Ruas. Desenvolvimento de Aplicativos Multímidia Dedicados ao Ensino de Máquinas e Acionamentos Elétricos. (Graduando em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Itajubá, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2003.
Orientador: Antonio Tadeu Lyrio de Almeida.
42.   Josué Pereira Melo. Comparando alternativas para uso do gás canalizado: Centrais termelétricas ou aquecimento de água em residências. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2003.
Orientadores: Jamil Haddad, Hector Arango.
43.   João Guilherme de Carvalho Costa. Mercados de Energia Elétrica: Uma Proposta para Alocação dos Custos de Perdas em Sistemas de Transmissão. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2003.
Orientador: Armando Martins Leite da Silva.
44.   Kascilene Gonçalves Machado. Laboratório de Ensino de Inteligência Aritificial utilizando Braço Mecânico. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2003.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
45.   Kelly de Pinho Miranda. Implementação de um Medidor de Taxa de Erro de Bits com CRC utilizando Linguagem VHDL. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2003.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
46.   LEONARDO VINÍCIUS GOMES. Modelagem Matemática de Centrais Térmicas em Ciclo Combinado para Aplicação no Estudo de Estabilidade Eletromecânica de Sistemas Elétricos de Potência. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2003.
Orientadores: Claudio Ferreira, Pedro Paulo de Carvalho Mendes.
47.   Luana Medeiros Marangon Lima. Aplicação de Técnicas Lineares de Otimização em Sistemas Elétricos. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2003.
Orientador: Antonio Carlos Zambroni de Souza.
48.   Luis David Gonzáles Cácers. Ensaios, simulações computacionais e acionamentos de máquinas elétricas. (Graduando em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Itajubá, . 2003.
Orientador: Antonio Tadeu Lyrio de Almeida.
49.   Luiz Milani Filho. O uso do concreto compactado com rolo em barragens: tendências futuras. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2003.
Co-orientador: Edson da Costa Bortoni.
50.   Marcos Oriano Barbosa de Medeiros. Monitoração da Qualidade da Energia Elétrica em Sistemas de Distribuição. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2003.
Co-orientador: José Maria de Carvalho Filho.
51.   Nelson Dallocchio. Avaliação Preliminar do Desempenho de Estimadores de Estados Robustos Aplicados à Supervisão da Segurança Operativa do Sistema de Transmissão da Companhia Estadual de Energia Elétrica do Rio Grande do Sul (CEEE). (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Fundação de Pesquisa e Assessoramento à Indústria. 2003.
Orientador: Robson Celso Pires.
52.   Pedro Ailton Ghideli. Implementação de um Sistema de Aterramento para Equipamentos Sensíveis. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2003.
Orientador: Paulo Márcio da Silveira.
53.   Pedro Henrique dos Santos. Análise de Modelos de Geradores e Motores de Indução no Programa ATP - Parte 2. (Graduação em Engenharia Elétrica) - International Union Of Biochemistry, . 2003.
Orientadores: Claudio Ferreira, Pedro Paulo de Carvalho Mendes.
54.   Pedro Henrique dos Santos. Modelagem de Geradores e Motores de Indução no Programa ATP . (Graduando em Engenharia Elétrica) - International Union Of Biochemistry, . 2003.
Orientador: Pedro Paulo de Carvalho Mendes.
55.   Rafael Coradi Leme. REDUÇÃO DE PERDAS EM SISTEMAS DE POTÊNCIA. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2003.
Orientador: Antonio Carlos Zambroni de Souza.
56.   Raphael Jouan Raymundo da Silva. Aplicação do Geoprocessamento ao Planejamento do Setor Elétrico. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2003.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
57.   Renata Jacyszyn Bachega. Avaliação da Característica da Carga em Estudos de Estabilidade de Tensão de Regime Permanente. (Graduação em Engenharia Elétrica) - International Union Of Biochemistry, . 2003.
Orientador: Pedro Paulo de Carvalho Mendes.
58.   Ricardo Henrique Martins. Sistematização de Procedimentos para Inspeção de Instalações Elétricas Prediais. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2003.
Orientador: Antonio Tadeu Lyrio de Almeida.
59.   Roberto Chouhy Leborgne. Uma Contribuição à Caracterização da Sensibilidade de Processos Industriais Frente a Afundamentos de Tensão. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2003.
Co-orientador: José Maria de Carvalho Filho.
60.   Rodrigo Sidnei da Silva. Ensaios, simulações computacionais e acionamentos de máquinas elétricas.. (Graduando em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Itajubá, . 2003.
Orientador: Antonio Tadeu Lyrio de Almeida.
61.   Ronald Eduardo Ambrósio Avelar. Técnicas de inteligência artificial aplicada a acionamentos elétricos controlados. (Graduação em Engenharia Eletrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2003.
Orientador: Angelo José Junqueira Rezek.
62.   Ronald Eduardo Ambrósio Avelar. Técnicas de inteligência artificial aplicada a acionamentos elétricos controlados. (Graduando em Engenharia Eletrica) - Universidade Federal de Itajubá, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2003.
Orientador: Angelo José Junqueira Rezek.
63.   Samuel T. Mendes. Análise de Observabilidade Topológica do Sistema de Transmissão da Companhia Estadual de Energia Elétrica do Rio Grande do Sul (CEEE). (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Fundação de Pesquisa e Assessoramento à Indústria. 2003.
Orientador: Robson Celso Pires.
64.   Sergio Luiz Arantes. Análise Técnica em Oficinas de Reparo de Motores de Indução Visando a Eficiência Energética. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2003.
Orientador: Jamil Haddad.
65.   Sumara Duarte Ticom Cavalcante. Mitigação de Riscos do Sistema Interligado Nacional Através de um Esquema de Controle de Emergência Pré-Existente . (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Sistemas Elétricos Cese) - International Union Of Biochemistry, . 2003.
Orientador: Pedro Paulo de Carvalho Mendes.
66.   Thiago Alves Pereira. Desenvolvimento de um Curso de Ensino à Distância sobre Linhas de Transmissão. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2003.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
67.   Tiago Santos Guimarâes. Análise Transitória de Reatores Série em Sistema Elétrico de Potência. (Graduação em Engenharia Elétrica) - International Union Of Biochemistry, . 2003.
Orientador: Pedro Paulo de Carvalho Mendes.
68.   Vagner Lúcio. Análise de Modelos de Geradores e Motores de Indução no Programa ATP - Parte 3. (Graduação em Engenharia Elétrica) - International Union Of Biochemistry, . 2003.
Orientadores: Claudio Ferreira, Pedro Paulo de Carvalho Mendes.
69.   Vagner Lúcio. Modelagem de Geradores e Motores de Indução no Programa ATP . (Graduando em Engenharia Elétrica) - International Union Of Biochemistry, . 2003.
Orientador: Pedro Paulo de Carvalho Mendes.
70.   Vinivius Barroso de Castro. Simulação Computacional De Estabilidade De Tensão Para Modelo De Tap Contínuo. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2003.
Orientador: Antonio Carlos Zambroni de Souza.
71.   William Alves Carneiro. Desenvolvimento de Modelos Matemáticos de Turbinas a Gás Aeroderivativas para Estudos de Estabilidade de Sistemas Elétricos de Potência . (Graduando em Engenharia Elétrica) - International Union Of Biochemistry, . 2003.
Orientador: Pedro Paulo de Carvalho Mendes.

2002

1.   Adrian Henrique Osorio Paredes. Integração de sistemas de supervisão, proteção e automação de subestações de energia elétrica. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2002.
Orientador: Edson da Costa Bortoni.
2.   Adriana Cortez de Sá. Uma contribuição para o estudo de transformadores para conversores. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2002.
Orientador: Angelo José Junqueira Rezek.
3.   Adriano Gomes Moura. Transmissão do Sistema Elétrico Brasileiro. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade de Taubaté, . 2002.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
4.   Afonso César Tavares. Avaliação da Estabilidade Transitória em Sistema Elétrico da CFLCL com as PCHs e a Térmica de Juiz de Fora. (Aperfeiçoamento/Especialização em Cese) - Universidade Federal de Itajubá, . 2002.
Orientador: Pedro Paulo de Carvalho Mendes.
5.   Agnelo Marotta Cassula. Avaliação Integrada da Confiabilidade de Sistemas de Geração, Transmissão e Distribuição Baseada em Simulação Cronológica. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2002.
Orientador: Armando Martins Leite da Silva.
6.   Alberto Vieira e Dânio Bentivenio e Patrick Figueiredo. Osciloscópio para PC. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade de Taubaté, . 2002.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
7.   Alessandra Cristiane Gerken. Desempenho do Método Gradiente Conjugado Pré-Condicionado Aplicado à Estimação de Estados em Sistema de Potência. (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2002.
Orientador: Robson Celso Pires.
8.   Alexandre Pereira Rangel. Análise da Influência da Conexão de Transformadores na Propagação de Afundamentos de Tensão. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2002.
Orientador: José Maria de Carvalho Filho.
9.   Aloísio Silva Margarido Pires. Instrumentação sem Fio para Equipamentos Rotativos. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2002.
Orientador: Edson da Costa Bortoni.
10.   Andre Ottoboni Dias. Projeto Sistema de Recuperação de Dados do Sensor MSS - MultiSpectral Scanner para o Satélite LANSAT 1, 2 e 3. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2002.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
11.   Andre Ruelli. Concepção de um Data Warehousing e CRM para o Sistema de Ouvidoria da ANEEL. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2002.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
12.   André Luiz Marques do Prado. Sistema de Geração de Energia Brasileiro. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade de Taubaté, . 2002.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
13.   Antônio Augusto Chaves Arruda. Evolução do Controle da Flutuação de Tensão no Sistema Elétrico Brasileiro. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Sistemas Elétricos) - Universidade Federal de Itajubá, . 2002.
Orientador: José Maria de Carvalho Filho.
14.   Antônio Carlos Querido Messora. Os Novos Agentes do Setor Elétrico Brasileiro. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização no Uso Racional da Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2002.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
15.   Antônio de Andrade Tigrinho. A reestruturação do setor elétrico brasileiro e o comportamento dos principais agentes. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2002.
Orientador: Edson da Costa Bortoni.
16.   Augusto Moreira de Mattos Neto. Estruturas Tarifarias no Atendimento Comercial. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização no Uso Racional da Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2002.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
17.   Caio Fernandes Lopes. Análise de fator de potência de conversores Graetz comutados pela rede levando-se em consideração o efeito da comutação. (Graduação em Engenharia Eletrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2002.
Orientador: Angelo José Junqueira Rezek.
18.   Camila Ribeiro Ferreira. Sistema Especialista para Treinamento em Operação de Sistemas Elétricos. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2002.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
19.   Carla de Lemos e Emanuella Faria e Roberta Delgado. Concreto Dosado em Central. (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade de Taubaté, . 2002.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
20.   Carlo Vinícius Barbosa Fernandes. Projeto e Funcionamento de Carros Elétricos. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2002.
Orientador: Antonio Carlos Zambroni de Souza.
21.   Carlos Henrique Valério de Moraes. Metodologia de Análise Técnico-Econômica para Transformação da Classe de Tensão de Sistemas Elétricos. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2002.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
22.   Cleber Esteves Sacramento. Avaliação da Confiabilidade no Planejamento de Sistemas de Distribuição. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2002.
Orientador: Armando Martins Leite da Silva.
23.   Cláudio Ribeiro Lopes Jr. Sistema Multi-Agente para o Restabelecimento de Subestações Elétricas. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2002.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
24.   Daniel Casari Carlos. Avaliação da Influência da Carga no Comportamento de Sistemas Elétricos de Potência. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2002.
Orientador: Pedro Paulo de Carvalho Mendes.
25.   Diego Blaziza Borghi. Implementação de um chopper transistorizado monoquadrante para acionamento do motor de corrente contínua. (Graduando em Engenharia Eletrica) - Universidade Federal de Itajubá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2002.
Orientador: Angelo José Junqueira Rezek.
26.   Diogo Moisés Fábio de Miranda Braga. Veículo Elétrico Tecnologia e Demanda. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade de Taubaté, . 2002.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
27.   Donizete dos Santos. Retrofit em Luminárias Industriais. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização no Uso Racional da Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2002.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
28.   Eder André de Aguiar Junior e Igor Gonçalves. Energia Eólica. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade de Taubaté, . 2002.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
29.   Edson Amaral Junior. Novas Políticas Comerciais no Setor Elétrico Nacional. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização no Uso Racional da Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2002.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
30.   Edson Hideki Takauti. Implantação de uma Rede Subterrânea de Distribuição de Energia Elétrica. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização no Uso Racional da Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2002.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
31.   Elias Novoeiro Haik. Sistema de Supervisão de Subestações Elétricas com Disponibilização de Dados via Internet. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2002.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
32.   Erik Leandro Bonaldi. Manutenção Preditiva em Motores de Indução Trifásicos através do Espectro da Corrente do Estator. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2002.
Co-orientador: Germano Lambert-Torres.
33.   Everton Luiz Costa Santos. Cogeração de Energia Elétrica a partir do Bagaço de Cana-de-Açucar. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade de Taubaté, . 2002.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
34.   Fatima Esper. Uso Eficiente de Energia em Sistemas de Ar Comprimido. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2002.
Orientador: Jamil Haddad.
35.   Felipe Andrade Sala. Implementação de Sistema Automaizado de Supervisão de Energia. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2002.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
36.   Glauco Robinsom Soares Mendonça. CIRCUITO ELETRÔNICO PARA O COMANDO DE DISPARO DE UMA PONTE TRIFÁSICA TIRISTORIZADA . (Graduação em Engenharia Eletrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2002.
Orientador: Angelo José Junqueira Rezek.
37.   Idiniz Pinto de Araujo. Adequação do Fator de Potencia da Cosipa a Portaria 1568 do DNAEE. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização no Uso Racional da Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2002.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
38.   Israel de Moraes. Otimização da Qualidade pela Ótica DEC-FEC. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização no Uso Racional da Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2002.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
39.   José Vanderlei Bíscaro. Ações para Melhoria da Qualidade do Fornecimento de Energia em Guarulhos com Uso de Novas Tecnologias. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização no Uso Racional da Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2002.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
40.   João Paulo de Oliviera e Rafael Marcon. Automação de Processos Industriais. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade de Taubaté, . 2002.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
41.   João Victor Pereira Pinto. Análise dos Estudos de Planejamento da Matriz Energética Brasileira no Novo Ambiente Competitivo. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2002.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
42.   Júlio César Moura. Anormalidades em Motores CC e CA. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2002.
Orientador: Antonio Tadeu Lyrio de Almeida.
43.   Kascilene Gonçalves Machado. Aplicação de Técnicas de Educação à Distância no Curso de Estatística. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2002.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
44.   Leonardo de Mello Honório. Consideração de Técnicas de Otimização no Problema de Colapso de Tensão. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2002.
Orientador: Antonio Carlos Zambroni de Souza.
45.   Leonidas Chaves de Resende. Avaliação da Confiabilidade Preventiva de Sistemas Elétricos de Potência. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2002.
Orientador: Armando Martins Leite da Silva.
46.   Levy Ely de Lacerda de Oliveira. Melhorando a Resposta Dinâmica de Filtros Ativos de Potência Baseados no Método da Referência Síncrona. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2002.
Co-orientador: Germano Lambert-Torres.
47.   Luciano Marques Alvarenga. Estudos de Curto-Circuito, Estabilidade Dinâmica e Fluxo de Potência para Interligação dos Grupos Geradores da Central Diesel de Emergência do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro em Paralelo com a Concessionária de Distribuição de Energia Elétrica Local. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2002.
Orientadores: Claudio Ferreira, Pedro Paulo de Carvalho Mendes.
48.   Luiz Gustavo de Oliveira Santos. Estudos de Curto-Circuito, Estabilidade Dinâmica e Fluxo de Potência para Interligação dos Grupos Geradores da Central Diesel de Emergência do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro em Paralelo com a Concessionária de Distribuição de Energia Elétrica Local. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2002.
Orientador: Pedro Paulo de Carvalho Mendes.
49.   Marcos de Moraes Scarpa. Programa Municipal de Racionalização do Uso de Energia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização no Uso Racional da Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2002.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
50.   Marcos Oliveira Libório. Perfil do Consumidor de Energia Elétrica no Estado de São Paulo. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização no Uso Racional da Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2002.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
51.   Marcílio de Moraes Brito. Implementação de um inversor VSI para acionamento do motor de indução monofásico. (Graduando em Engenharia Eletrica) - Universidade Federal de Itajubá, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2002.
Orientador: Angelo José Junqueira Rezek.
52.   Marques Mamede Custódio. Manutenção em Subestações Industriais. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização no Uso Racional da Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2002.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
53.   Mauro Sílvio Rodrigues. Controle de qualidade on-line de dados hidrológicos teletransmitidos. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2002.
Orientador: Edson da Costa Bortoni.
54.   MAURÍCIO CAMPOS PASSARO. Modelagem Dinâmica de Turbinas a Gás e sua Aplicação em Programas de Transitórios Eletromecânicos. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2002.
Orientadores: Claudio Ferreira, Pedro Paulo de Carvalho Mendes.
55.   Miguel Angelo Henley Gomes da Silva. Uma Contribuição ao Estudo da Influência da Temperatura Ambiente no Consumo de Energia Elétrica. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2002.
Orientador: Jamil Haddad.
56.   Milton Nunes da Silva Filho. Sistema de Gerenciamento de Informações: Informativo Operacional INFO-POR. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2002.
Co-orientador: Germano Lambert-Torres.
57.   Moisés Antônio dos Santos. Análise dos fatores relevantes na comutação entre tiristores dos conversores estáticos. (Graduação em Engenharia Eletrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2002.
Orientador: Angelo José Junqueira Rezek.
58.   Neyl Hamilton Martelotta Soares. Risco Probabilístico de Referência do Sistema Elétrico Brasileiro. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2002.
Orientador: Jose Wanderley Marangon Lima.
59.   Norberto Ribeiro Batista Filho. Correção da Carga Reativa da Baixada Santista. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização no Uso Racional da Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2002.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
60.   Otávio Henrique Salvi Vicentini. Análise comparativa de desempenho de reguladores digitais em acionamento controlado para motor série de corrente contínua. (Graduação em Engenharia Eletrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2002.
Orientador: Angelo José Junqueira Rezek.
61.   Otávio Henrique Salvi Vicentini. Melhoria do fator de potência de conversores comutados pela rede, quando aumenta-se o número de pulsos do sistema conversor. (Graduando em Engenharia Eletrica) - Universidade Federal de Itajubá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2002.
Orientador: Angelo José Junqueira Rezek.
62.   Paulo Roberto Ferreira de Moura Bastos. Teoria de Portfólio aplicada a pequenas centrais hidrelétricas. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2002.
Orientador: Edson da Costa Bortoni.
63.   Paulo Roberto Muller. Implantação de um Novo Turbo-Gerador na Companhia Suzano de Papel e Celulose. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização no Uso Racional da Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2002.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
64.   Paulo Sergio Quintanilha Filho. Gerenciamento de Risco de Base Locacional em Mercados de Energia. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2002.
Orientador: Jose Wanderley Marangon Lima.
65.   Pedro Henrique Nosaki. Experimentos Laboratoriais em Tempo Real Via Internet. (Graduando em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Itajubá, . 2002.
Orientador: Edson da Costa Bortoni.
66.   Pedro J Abrão. Aquisição Automática de Conhecimento Aplicada em Avaliação de Aquisição Automática de Conhecimento Aplicada em Avaliação de Segurança de Tensão. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2002.
Co-orientador: Antonio Carlos Zambroni de Souza.
67.   Ricardo da Silva Gomes. Avaliação de Alternativas para Aumentar o Limite de Estabilidade Angular Transitória dos Sistemas Elétricos de Potência. (Aperfeiçoamento/Especialização em Cese) - Universidade Federal de Itajubá, . 2002.
Orientador: Pedro Paulo de Carvalho Mendes.
68.   Roberth dos Santos Lima. Padronização de projetos elétricos de pequenas centrais hidrelétricas. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2002.
Orientador: Edson da Costa Bortoni.
69.   Rodrigo Coelho. AÇÕES DE CONTROLE PARA EVITAR COLAPSO DE TENSÃO E REDUZIR PERDAS ELÉTRICAS EM SISTEMAS DE POTÊNCIA. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2002.
Orientador: Antonio Carlos Zambroni de Souza.
70.   Rodrigo de Campos Penteado. Desenvolvimento de Procedimentos para a Identificação de Anormalidades em Motores Elétricos. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2002.
Orientador: Antonio Tadeu Lyrio de Almeida.
71.   Roger Daniel Francisco Ferreira. Um Modelo de Simulação para o Mercado Atacadista de Energia. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2002.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
72.   Rogério Cardoso de Melo. Células de Combustível. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade de Taubaté, . 2002.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
73.   Rubenildo Mendonca Reis. Perdas em uma Rede de Distribuição de Energia Elétrica. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização no Uso Racional da Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2002.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
74.   Sandro Botossi dos Santos. Concepção, Projeto e Construção de um Robô Autônomo. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2002.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
75.   Sílvio Sunao Tashiro Vinícius de Paula Arruda. Análise quantitativa dos efeitos provocados pelos harmônicos durante a comutação de conversores Graetz. (Graduação em Engenharia Eletrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2002.
Orientador: Angelo José Junqueira Rezek.
76.   Thiago Clé de Oliveira. Métodos Alternativos de Caracterização de Afundamentos de Tensão e Análise de Sensibilidade de Acionamentos de Velocidade Variável (AVV's). (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2002.
Orientador: José Maria de Carvalho Filho.
77.   Tiago Guimarães Leite Ferreira. Desenvolvimento de Interfaces Gráficas em Fortran/Matlab Aplicadas a um Pacote Educacional de Simulação de Linhas Aéreas de Transmissão de Energia Elétrica . (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2002.
Orientador: Robson Celso Pires.
78.   Vinícius Erlacher Roubach. Avaliação do Comportamento Dinâmico do Sistema Elétrico da CST - 138 kV (Companhia Siderúrgica de Tubarão). (Aperfeiçoamento/Especialização em Cese) - Universidade Federal de Itajubá, . 2002.
Orientador: Pedro Paulo de Carvalho Mendes.
79.   Wallace Goulart Siqueira. Estudos de Curto-Circuito, Estabilidade Dinâmica e Fluxo de Potência para Interligação dos Grupos Geradores da Central Diesel de Emergência do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro em Paralelo com a Concessionária de Distribuição de Energia Elétrica Local. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2002.
Orientador: Pedro Paulo de Carvalho Mendes.
80.   Weberson Eduardo Guioto Abreu. Automação de Bay de Derivação (138/13,8 kV) de uma Subestação Típica de Alta Tensão. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade de Taubaté, . 2002.
Co-orientador: Germano Lambert-Torres.
81.   William Frederic Schmitt. Confiabilidade de Sistemas de Distribuição: Metodologias Cronológica e Analítica. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2002.
Orientador: Armando Martins Leite da Silva.

2001

1.   Alessandro Luiz Courbossier. Sistemas de Geração e de Transmissão Brasileiro: Pontos Críticos e Possíveis Soluções. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade de Taubaté, . 2001.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
2.   Aluízio Ramos Salgado Júnior. Automação de uma Bancada de Simulação e Controle de Sistemas de Geração de Fluxo. (Graduando em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Itajubá, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2001.
Orientador: Edson da Costa Bortoni.
3.   André Luiz P. de Oliveira. Eficientização Energética de Sistemas de Iluminação Utilizando o Software Ilumina. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Itajubá, . 2001.
Orientador: Jamil Haddad.
4.   André Luiz Vilas Boas. Medidor de Protocolo aberto para Discriminação de Potências em Sistemas Elétricos Desequilibrados e Distorcidos. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2001.
Orientador: Délvio Franco Bernardes.
5.   André Pereira POrtes e Fabiano Ricardo Moreira. Robôs : Aplicações e Tendências. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade de Taubaté, . 2001.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
6.   Antônio Duarte Figueira. Comparação entre Modelos Consolidados existentes e novos Modelos Propostos de Transformadores para estudos de Transitório Eletromagnético em Alta Freqüência. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2001.
Orientador: Claudio Ferreira.
7.   Armando Muassab Neto. Estudo de Edificações Inteligentes: Realidade e Tendências. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade de Taubaté, . 2001.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
8.   Benedito Isaias Lima Lopes. Análise de Bloqueio de LTC no Fenômeno de Colapso de Tensão. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2001.
Orientador: Antonio Carlos Zambroni de Souza.
9.   Carlos Alberto Xavier Brandão. Contribuição para a Melhoria da Eficiência dos Sistemas de Iluminação Pública. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2001.
Orientadores: Jamil Haddad, Germano Lambert-Torres.
10.   Carlos Aurélio Santos Filho. Novo Cenário Competitivo do Setor Elétrico Brasileiro. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade de Taubaté, . 2001.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
11.   Carlos Bernardes Rosa Júnior. Uma Proposta de Paralelismo Aplicada à Análise De Contingência. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2001.
Orientador: Antonio Carlos Zambroni de Souza.
12.   Carlos Henrique Rennó Ribeiro Santos. Análise de Equivalentes de Rede para Estudos de Comportamento Dinâmico de Sistemas. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2001.
Orientador: Pedro Paulo de Carvalho Mendes.
13.   Christiane Eloise do Prado. Implementação de Novas Estratégias para Medidas de Potência e Fator de Potência em Sistemas Industriais com Cargas Não-Lineares. Iniciação Científica - Escola Federal de Engenharia de Itajubá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2001.
Orientador: Hector Arango.
14.   Cláudio Dênis Ramos. Conservação de energia com a utilização de Soft-Starter. (Graduando em Engenharia Eletrica) - Universidade Federal de Itajubá, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2001.
Orientador: Angelo José Junqueira Rezek.
15.   Cássio Garcia Amorim. Análise da Influência de Controladores no Estudo de Estabilidade Angular de Sistemas de Potência. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2001.
Orientador: Pedro Paulo de Carvalho Mendes.
16.   David Fagundes Fabri. Avaliação do Problema da Ressonância Subsíncrona em Sistemas de Potência Compostos por Turbogeradores. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2001.
Orientador: Pedro Paulo de Carvalho Mendes.
17.   Edson Kazuo Niiyama. Avaliação da Estabilidade de Tensão em Regime Permanente Através de Valores Singulares - Implementação Computacional. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2001.
Orientador: Pedro Paulo de Carvalho Mendes.
18.   Eduardo de Souza Narcizo Junior. Estrutura de Redes de Computadores. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade de Taubaté, . 2001.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
19.   Fabiano Pinto Azevedo e Helder Luis Azevedo. Prédios Inteligentes. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade de Taubaté, . 2001.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
20.   Fabrício de Lima Ribeiro. Implementação e avaliação de reguladores digitais em acionamentos elétricos. (Graduando em Engenharia Eletrica) - Universidade Federal de Itajubá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2001.
Orientador: Angelo José Junqueira Rezek.
21.   Fernando Buzzulini Prioste. Fast Valving. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2001.
Orientador: Pedro Paulo de Carvalho Mendes.
22.   Fritz Walter Mohn. Análise de Técnicas de Determinação do Ponto de Colapso de Tensão. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2001.
Orientador: Antonio Carlos Zambroni de Souza.
23.   Humberto Koiti Yamashita. Roteiro para Inspeção de Sistemas Elétricos Industriais. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2001.
Orientador: Antonio Tadeu Lyrio de Almeida.
24.   Igor E. G. Banholzer; André L. Kakehasi e Vitor D. Ferreira. Equipamentos Facts e compensação de potência reativa. (Graduação em Engenharia Eletrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2001.
Orientador: Angelo José Junqueira Rezek.
25.   Jaime Sune. Manutenção Preditiva Inteligente de Transformadores Via Análise Cromatográfica. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2001.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
26.   Leandro Bonini Toniello. Gerenciamento de Energia Elétrica em Tempo Real - Uma Proposta para a Escola Federal de Engenharia de Itajubá - EFEI, por Leandro Bonini Toniello. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2001.
Orientador: Robson Celso Pires.
27.   Luiz Carlos Lisbôa Theodoro. A construção de parcerias para viabilizar projetos de produção de energia em Comunidades Quilombas e de favelas no Brasil. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2001.
Co-orientador: Edson da Costa Bortoni.
28.   Luiz Wolmer Diniz Mariano. Modelagem de Autotransformador para Análise em Alta Freqüência, por Luiz Wolmer Diniz Mariani. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2001.
Orientador: Claudio Ferreira.
29.   Marcelo Aroca Tomim. Ressonância Subsíncrona em Sistemas de Potência. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2001.
Orientador: Pedro Paulo de Carvalho Mendes.
30.   Marcelo Freire. Desenvolvimento de Modelos Matemáticos para as Turbinas a Gás Aeroderivativas e Heavy-Duty. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2001.
Orientador: Pedro Paulo de Carvalho Mendes.
31.   Marcos Alexandre Márcio Ochietti Fera Marcos Tsuyoshi. Análise comparativa entre transformadores defasadores. (Graduação em Engenharia Eletrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2001.
Orientador: Angelo José Junqueira Rezek.
32.   Marcus Vinicius Pulcinelli. Estudo de uma Célula Industrial Automatizada. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade de Taubaté, . 2001.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
33.   Michele Fernanda Faria. Conserve - Programa para Conservação de Energia em Residências. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2001.
Orientador: Jamil Haddad.
34.   Milton Nunes da Silva Filho. Sistema de gerenciamento de informações: Informativo Operacional (INFO_OPR). Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2001.
Orientador: Edson da Costa Bortoni.
35.   Mário Celso Nunes do Nascimento. Robô: Aplicação e Programação. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade de Taubaté, . 2001.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
36.   Nilton Yamane Barros. Aquecimento de transformadores de força. (Graduação em Engenharia Eletrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2001.
Orientador: Angelo José Junqueira Rezek.
37.   Otávio Henrique Salvi Vicentini. Avaliação de melhoria no conteúdo harmônico e no fator de potência de conversores comutados pela rede, quando aumenta-se o número de pulsos do sistema conversor. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2001.
Orientador: Angelo José Junqueira Rezek.
38.   Otávio maffud Cilli. Avaliação da Estabilidade de Tensão em Regime Permanente Através de Valores Singulares - Implementação Computacional. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2001.
Orientador: Pedro Paulo de Carvalho Mendes.
39.   Paulo Gomes. Segurança Operativa de Sistemas Elétricos: Situação Atual e Perspectivas no Novo Ambiente do Setor Elétrico. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2001.
Orientador: Jose Wanderley Marangon Lima.
40.   Perci Afonso Catarin e Fábio Duarte. Sistemas de Aterramento Industrial e Predial. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade de Taubaté, . 2001.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
41.   Raimundo Nonato da Costa. Sistemas de Iluminação Urbana. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade de Taubaté, . 2001.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
42.   Ricardo Camargo. Estudo de Seletividade do Sistema Auxiliar da UHE Lageado . (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2001.
Orientador: Paulo Márcio da Silveira.
43.   Ricardo Carvalho Campos. Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica da Implantação de Grupos Geradores à Diesel. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2001.
Orientador: Antonio Tadeu Lyrio de Almeida.
44.   Ricardo Matheus Santos. Estratégias e alternativas tecnológicas visando contornar racionamentos impostos por políticas energéticas. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) - Universidade Federal de Itajubá, . 2001.
Orientador: Edson da Costa Bortoni.
45.   Robson Ribeiro Rodrigues. Fontes de Energia Alternativa. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2001.
Orientador: Edson da Costa Bortoni.
46.   Rodrigo Baylon de Rezende. Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica da Implantação de Grupos Geradores à Diesel. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2001.
Orientador: Antonio Tadeu Lyrio de Almeida.
47.   Rodrigo Cardoso Pacheco. Sensores e Transdutores. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade de Taubaté, . 2001.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
48.   Rodrigo Moutinho de Oliveira. Aplicação de inversor de frequência com controle vetorial em bombas de extração de agua de poços profundos. (Graduação em Engenharia Eletrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2001.
Orientador: Angelo José Junqueira Rezek.
49.   Sandra Bianca Henriques. Classificador de Sinais de Voz usando Conjuntos Aproximados. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2001.
Co-orientador: Germano Lambert-Torres.
50.   Sandro Carvalho Izidoro. Determinação do Número de Agrupamentos em Conjuntos de Dados Multidimensionais utilizando Algoritmos Genéticos. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2001.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
51.   Sebastião de Oliveira Pinelli Junior e Davi Lopes dos Santos. Retificação e Canalização nos Perímetros Urbanos. (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade de Taubaté, . 2001.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
52.   Seide da Cunha Filho. Laboratório de Linhas de Transmissão. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2001.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
53.   Stéfano Bueno da Costa. Redução de Energia em uma Empresa. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade de Taubaté, . 2001.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
54.   Thiago Corrêa Farqui. Filtros Ativos de Potência para Correção de Desequilíbrios e Eliminação de Harmônicos em Sistemas Industriais. Iniciação Científica - Universidade Federal de Itajubá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2001.
Orientador: Hector Arango.
55.   Vanderley de Chico. Sistema Tarifário Industrial. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade de Taubaté, . 2001.
Orientador: Germano Lambert-Torres.
56.   Walace Goulart. Determinação de regras para detalhamento, Desenvolvimento e caracterização de processo de montagem em dupla face de placas de Circuito Impresso. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Itajubá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2001.
Orientador: Jose Carlos Grilo Rodrigues.
57.   Waldecy de Macedo. Análise de Linhas de Transmissão em Sistemas de Potência. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, . 2001.
Orientador: Antonio Carlos Zambroni de Souza.


(*) Relatório criado com produções desde 2001 até 2012
Data de processamento: 20/03/2012 11:17:08